Estudo de caso – comandante fred

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso – Comandante Fred

Fred recebeu sua espada de oficial no Exército foi iniciar sua carreira militar em um quartel na cidade de São Paulo. Nessa cidade encontrou com quatro antigos colegas do curso médio, de quem se separara ao entrar na academia. Agora eram todos engenheiros. Um deles trabalhando como projetista de veículos. Cada um deles trabalha em organização diferente.Fred tinha bons conhecimentos de eletrônica e procurava manter-se atualizado, mas não era especialista como seus amigos. Reuniam-se freqüentemente e costumavam trocar idéias sobre suas profissões.

Em uma das reuniões, o projetista falou de um pequeno empresário da Inglaterra, que havia conhecido em uma viagem. Esse empresário tinha trabalhado em uma empresa de brinquedo. Fazia projetos naInglaterra e enviava para a China, onde os brinquedos eram fabricados. O empresário que era projetista, tinha se tornado um fabricante.

Fred propôs aos colegas montarem um negócio: Teria que fazer grande investimento para fazer concorrência com o antigo empregador. Os cinco chegaram a conclusão que seriam capazes de montar pelo menos um protótipo de um brinquedo, para ver como funcionava. Resolveramentão fabricar uma minivan do tamanho de uma caixa de sapatos.

Fred percebeu a oportunidade e propôs uma sociedade de negócios aos amigos, para fabricar e vender aquele brinquedo. Convenceu-os a cotizarem em uma pequena empresa e ofereceu-se para ser o presidente-vendedor. Os outros quatro trabalhariam no desenvolvimento e montagem do protótipo, que não demorou a ficar pronto. Com o brinquedodebaixo do braço, em seus dias de folga começou a visitar seus clientes em potenciais. Enquanto isso seus colegas aprimoravam o projeto e organizavam a linha de montagem. Fred encarregou-se dos suprimentos para a linha de produção, da administração do dinheiro em caixa, para o qual todos contribuíram e do material de propaganda.

Em pouco tempo já havia perspectivas de vendas, desde que algumasmodificações fossem feitos no projeto. Os compradores queriam que o brinquedo atendesse a legislação e não oferecesse qualquer risco para as crianças. Dentre as modificações sugeridas era ter o formato de um jipe. Apesar disso, os clientes só não haviam comprado, pela falta de um talão de pedido. Um dos clientes, uma fábrica de brinquedos, havia levantado a idéia de adquirir o projeto e pagardireitos autorais à empresa de Fred.

Ansioso com as possibilidades, Fred passou a pressionar os colegas para fazer as modificações que os clientes queriam e iniciar a produção. A demora era inevitável, porque eles só dedicavam às horas vagas à empresa. A ansiedade evoluiu para o nervosismo e daí para a tensão. Nenhum deles pensava em abandonar seus empregos para se dedicar integralmente à empresa.Todos estavam enfrentando problemas em casa, por causa de seus horários e da distância das famílias. Além disso, eles começam a discutir por causa dos direitos e deveres. Em uma reunião, um deles disse: Essa história de dividir igualmente os rendimentos não está certa. Em minha opinião, tem mais valor a capacidade de fazer o produto do que o trabalho de vendê-lo.

Estamos contando com os ovosantes da ganinha – disse Fred. Até agora não vendemos nada. Devemos discutir a divisão somente depois de vender algo. Por falar nisso, se não fosse eu para vender....

Você só pode vender, porque nós fazemos – disse outro. Você não sabe fazer o produto. Vender isso qualquer um é capaz de fazer.

Ah é? Você já tentou vender algo? E montar a empresa, organizá-los, não vale nada? Afinal nós éramosapenas um grupo de amigos. A tarefa de transformar amigos em uma sociedade exige que alguém assuma o comando. Foi isso que eu fiz. E isso vale tanto ou mais do que fazer o produto. Se não fosse meu trabalho, estaríamos apenas observando os acontecimentos.
Daí para a frente, a discussão se exaltou. Fred tentava convencer os amigos de que a administração e as vendas eram tão importantes quanto a...
tracking img