Estudo de caso cap3 administracao: teoria e pratica no contexto brasileiro, o ambiente organizacional da petrobras

489 palavras 2 páginas
ESTUDO DE CASO: O ambiente organizacional da Petrobras
Grupo: Isabela Melo e Amanda Correia.
Resolução de questões
1º Stakeholders internos: O governo brasileiro, os acionistas e os Trabalhadores da Petrobras.
Stakeholders externos: O sindicato (Sindipetro), os clientes, os fornecedores e as nações onde a Petrobras atua.
2º Sim, pois como o estado é o maior acionista ele tem poder de veto sobre a tomada de decisões além da diretoria ser toda indicada pelo Presidente do Estado.
3º Por que até 1995 a Petrobras detinha o monopólio da prospecção, exploração e refino do petróleo, foi essa ausência de concorrentes que fez a empresa crescer continuamente mas sem incrementar sua produtividade.
4º A Petrobras segue uma politica de preços formulada juntamente com o governo brasileiro. Os valores cobrados dos consumidores brasileiros influenciam diretamente o crescimento econômico pois o preço do petróleo afeta nos postos de combustíveis afeta fortemente a inflação brasileira, visto que os valores de fasolina, do diesel e do álcool influem nos custos de todos os produtos.
5º Por que a partir de 2001 as ações da Petrobras passaram a ser negociadas juntamente com as ações ordinárias na Bolsa de Nova York. Este fato representa que o mercado financeiro internacional tem confiança na instituição. Com a forte campanha do Governo junto com a petrobras, os brasileiros veem a empresa como totalmente governamental, então o fato de saberem dessa grande quantidade de acionistas estrangeiros pode cuminar em atos nacionalistas extremistas.
6º Por que a petrobras atua também em outras nações, ou seja, caso haja algum conflito, seu acesso a área petrolífera pode ser parcial ou totalmente comprometido, como na década de 80 no conflito entre Irã e Iraque.
7º Quando Evo Morales assumiu o poder da Bolívia em 2005, ele começou uma politica de nacionalização e aumento de impostos sobre as multinacionais, em meio a situação delicada de negociação entre os governos, a petrobras teve de

Relacionados

  • os treze
    35597 palavras | 143 páginas
  • Comunicação, educação e cidadania
    38084 palavras | 153 páginas