Estudo de caso bradesco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Comunicação Social: Publicidade e Propaganda
4º Período – Tarde

Case Bradesco

Ana Luiza Vasconcelos Horta
Isabella Souza Goulart dos Reis
Nathália Roberta F. SilvaNathalia Vieira Silva

Belo Horizonte
2011
1-
O case do Bradesco:espetáculo como mensagem mostra como as estratégias de negócio do banco favoreceram em certa medida as ações de comunicação para a mudança da imagem perante o público e vice versa. O Bradesco passou por um processo de mudança de estratégia de negócios intenso desde 1997, quando elemudou a sua logomarca. Paralelo a isso haviam esforços para a segmentação e adequação de produtos e serviços para tentar atender os públicos grandes de maneira especializada com níveis de exigência e necessidades. A partir de tais mudanças houve a necessidade de comunicar ao público as vantagens que o banco proporcionava e romper com a ideia de grandeza atrelada a pontos negativos. Tendo isso emmente foi criada uma campanha de comunicação com o conceito Bradescompleto que passou a ser o posicionamento do banco. Com a campanha a intenção era mostrar que ele não era grande e sim completo para todos os segmentos de público. Essas estratégias unificaram as ações mercadológicas e de negócio sendo criadas campanhas publicitárias que passavam essa mensagem ao público. As ações de negóciorenderam bons resultados para a imagem da marca que foi uma das 10 mais lembradas pelo consumidor por dois meses consecutivos. Houve também um crescimento na avaliação dos atributos de imagem do banco e, ao final de 2006, a marca Bradesco era a mais valiosa do Brasil.

2-
O banco Itaú é uma holding que atua como banco múltiplo. Ele tem o seguinte posicionamento: feito pra você. O Itaú também seapresenta como um banco tecnológico e moderno e que possui a capacidade de atender de maneira especializada clientes de vários segmentos. Apesar de ser bem focado em tecnologia e inovação, ele considera as pessoas como patrimônio fundamental. Isso se reflete na sua estratégia de segmentação de públicos para um melhor atendimento. Ele oferece uma segmentação clara de serviços de acordo com operfil do cliente. Existem, por exemplo, os planos Private Bank, Personalité, Uniclass e empresas, e em cada segmento há serviços especializados. Percebemos que é uma empresa que sabe que há diferenças sociais e econômicas entre as pessoas e tenta dessa forma atender cada uma dessas particularidades da melhor maneira possível.
O Itaú é o banco que mais cresce no Brasil e no mundo. Recentementefundiu com outro banco, o Unibanco, em 3 de novembro de 2008 fazendo com que aumentasse o número de agências em todo o país, bem como o numero de clientes. O banco que já possuía expressiva participação no mercado se tornou um dos mais importantes do mundo, sendo considerado a 117ª empresa global do ano de 2010 em uma lista de 500 empresas preparada pela revista “Fortune” como foi publicada namatéria “Walmart desbanca petrolíferas e lidera ranking das 500 maiores empresas” da Folha de São Paulo no dia 08/07/2010.
Nas campanhas publicitárias a empresa deixa claro sua estratégia de ação (feito para você) além de ressaltar cada uma das características do banco: ser o banco que facilita a vida das pessoas, que é sustentavelmente responsável, que se preocupa com a cultura e lazer. Acampanha mais recente, por exemplo, mostra a empresa como incentivadora da cultura. Na propaganda é divulgado que o banco oferece 50% de descontos em peças teatrais para clientes Itaú. Além disso, como foi publicada na matéria do site do Clube de Criação de São Paulo “Patrocínio: Itaú aposta em futebol de areia” no dia 17/03/11 o banco que já patrocinava a seleção brasileira de futebol, agora vai...
tracking img