Estudo de caso: biblioteca infantil 114 sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso

Biblioteca Infantil 104/304/sul
Escolhinha de Arte

Para conhecer a realidade de uma biblioteca infantil e saber a aplicabilidade do padrão levantado pelo grupo a respeito dessetipo de biblioteca, foi realizada uma visita a Biblioteca Infantil 104/304, da Asa Sul, que é a única biblioteca exclusivamente infantil do Distrito Federal. O grupo foi recebido pela Ivonete,professora da Fundação Educacional que trabalha na biblioteca. Essa biblioteca é vinculada a Secretaria de Educação do Distrito Federal e foi fundada no dia 08 de Março de 1969, no mesmo local em que seencontra atualmente.
Juntamente com a biblioteca funciona a Escolinha de Criatividade para crianças entre 5 e 10 anos de idade, inicialmente criada para a dinamização da biblioteca, hoje ela é o focoprincipal, pois é com o dinheiro da mensalidade e com as renovações de matrícula da escolinha e com o recadastramento anual dos usuários que é feita a atualização do acervo da biblioteca e a compra dosmateriais das aulas. Já as demais despesas (salários, água, luz etc.) são pagas pela secretaria de educação.
A Escolhinha de Criatividade possui 250 alunos e cada aula tem a duração de 1h30min,dividida entre a aula de artes plásticas (uma hora) e a hora do conto (trinta minutos). As aulas são realizadas pela manhã e, a tarde a biblioteca é aberta ao público. A biblioteca não é silenciosa,portanto não é bem utilizada para estudo, mas sim como lazer pelas crianças. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Os usuários da biblioteca são em sua maioria osalunos da escola de arte, além deles também são usuários os moradores da área e alguns ex-alunos. Portanto o perfil dos usuários são de crianças entre 5 e 10 anos de idade, da classe média, que moram naregião ou são filhos de professores. O acervo atende bem a esses usuários, pois é composto por 80% de livros de literatura infantil (maioria) e infanto-juvenil e, 20% de livros para pesquisas...
tracking img