Estudo de caso beira trilhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso “Beira Trilhos” em Passo Fundo - RS.
A perversidade do tão comentado problema habitacional, que aflige a quase todos os países, se agrava nas metrópoles, sobretudo do terceiro mundo,com seus cortiços, favelas, moradores de rua, e ocupações irregulares. É uma questão que comove e incomoda a sociedade e os governantes. Os profissionais em arquitetura, formados para a busca do bemestar e abrigo de toda a população, preocupa e desgosta visceralmente.
Notadamente o presente trabalho se faz enfático ao visitar e tomar por conhecedor a real situação de habitações de ocupaçõesirregulares ao longo dos 12 km da Beira Trilhos na cidade de Passo Fundo – RS. A visita ocorreu em agosto de 2012.
Neste, os assentamentos humanos urbanos foram, ao longo do tempo, fixando-se nafaixa de domínio junto a áreas operacionais, onde a periculosidade se torna evidente ao saber da divisa com a via permanente de trabalho dos trilhos e o risco de acidentes tende virar uma estatística demortalidade, também em razão do mau estado de conservação, com a ausência ou desgaste dos dormentes de madeira e dos seus fixadores, a vegetação abundante e alta enfatizam ainda mais a precariedade dasinstalações.
A via férrea cruza o perímetro urbano da cidade de Passo Fundo, onde é integrante da linha Santa Maria - Marcelino Ramos, concebida entre 1893 a 1898. Hoje é gerenciado pelaconcessionária ALL (América Latina Logística). Onde a operação da via, se restringe apenas a transporte de carga como combustível, produção agrícola entre outros. A situação da via férrea de Passo Fundo conferecom muitas pelo país afora. Mesmo sendo desviada do centro urbano na década de 80, a malha ferroviária ainda contorna a cidade, principalmente nas áreas de periferia, que como é visível, comportaocupações de forma irregular. A área que se faz extensa vem sendo dominada por este tipo de ocupação, e reconhecida informalmente pelos moradores e pela cidade como o beira trilho, num contexto...
tracking img