Estudo de caso: banco de sangue do instituto nacional de câncer (inca)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO SÃO CAMILO
AUDITORIA EM SISTEMAS DE SAÚDE


Lucilene A’ Victória





ESTUDO DE CASO: BANCO DE SANGUE
DO INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA)








Rio de Janeiro
2011





1- COMO É A ESTRUTURA DA EMPRESA

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde, vinculado à Secretaria de Atenção à Saúde, auxiliar nodesenvolvimento e coordenação de ações integradas para a prevenção e controle do câncer no Brasil.
Tais ações são de caráter multidisciplinar e compreendem a assistência médico-hospitalar, direta e gratuitamente aos pacientes com câncer, no âmbito do SUS, e a atuação em áreas estratégicas como a prevenção e a detecção precoce, a formação de profissionais especializados, o desenvolvimento da pesquisa e ainformação epidemiológica. Todas as atividades do INCA têm como objetivo reduzir a incidência e mortalidade causada pelo câncer no Brasil.
O INCA recebe o apoio da Fundação do Câncer, entidade privada sem fins lucrativos, criada em 1991, com a finalidade de colaborar com o Instituto em todas as suas áreas de atuação. Sua principal receita vem do Sistema Único de Saúde (SUS), que remunera osserviços de assistência oncológica prestados pelo Instituto.
As atividades e aplicações dos recursos da Fundação do Câncer são reguladas pela Resolução 68/79 do Ministério Público do Rio de Janeiro (legislação específica que dispõe sobre as Fundações no Estado) e são por ele fiscalizadas, através de auditores credenciados que amparam o Conselho Fiscal da Fundação.
O setor que queremos destacar éo banco de sangue que tem sua estrutura organizada de forma hierarquizada, de acordo com o nível de complexidade das funções que desempenham e área de abrangência para assistência.
Ao chegar ao setor a avaliação da estrutura física, da organização e limpeza das acomodações são de forma positiva.


TIPOS DE PÚBLICO


Foi possível observar um público mútuo, pois a empresa tem o intuito deconquistar o público para fazer a doação de sangue e em mão dupla a isso, os doadores procuram a empresa, ora por solidariedade, ora por que possuem algum parente ou amigo precisando da doação, e/ou ainda para ter acesso aos resultados do próprio exame de sangue, sem terem que efetuar qualquer pagamento para isso.
1.1-COLABORADORES INTERNOS


Encontran-se nesse local profissionaisqualificados de grande gabarito adquiridos através de acreditação e educação continuada . tornando-se por isso multiplicadores de conhecimentos a vários órgãos, como por exemplo: ANVISA e Exercito Brasileiro. Quanto ao Quadro de Pessoal do INCA, este indicava em dezembro de 2001 um total de 3.247 profissionais, dos quais 1.121 funcionários com vínculo FAF e 2.126 servidores com vínculo MS. No entanto aforça de trabalho do INCA é composta majoritariamente pelo vínculo público efetivo e temporário do Ministério da Saúde e por funcionários da Fundação Ary Frauzino. Também se inserem as contratações por posto de trabalho de mão de obra e estão assim distribuídos: Vínculos públicos registrados no SIAPE, em 31/12/2009: ativo permanente: 2.064, requisitados: 4, nomeado para cargo em comissão: 21, cedido:19, contrato temporário: 484, totalizando 2.592. Some-se a esses quantitativos os aposentados 1.017 e residentes 167; Contratos com a Fundação do Câncer: 1.213.
Segundos os funcionários o setor de compras e abastecimento provém de boa qualidade e quantidade adequada para execusão dos serviços.


1.2-COLABORADORES EXTERNOS


São os doadores que procuram o serviço para fazer a doaçãovoluntária ou para um paciente especifico, que foi observado ser a grande maioria.
Relatam satisfação com a qualidade do serviço e os valores agregados como o lanche oferecidos após a doação. Mesmo com o receio do calibre da agulha pretendem voltar e estimular amigos e familiares a fazerem o mesmo.
Ainda há tantos outros colaboradores colaboradores externos do Inca, que são diversos, no campo...
tracking img