Estudo de caso apsen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APSEN FARMACÊUTICA
PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA
E O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS
Case preparado pelas professoras Denise von Poser e Marcia Portazio
Colaboração: Rosilene M. A. Marcelino e Ana Lúcia Moura Novais
Pós-graduação ESPM / Janeiro 2007
Fonte: www.espm.br centraldecases@espm.br

Este case relata a trajetória de crescimento da APSEN Farmacêutica. Os esforços ecompetência da Presidência e de toda a Diretoria da APSEN, que os levou a desenvolver um modelo de Gestão de Negócios que tem como ponto fundamental a qualidade e a valorização de políticas de melhoria contínua e satisfação do cliente, além dos esforços de implementar inovadoras práticas de Gestão de Pessoas.
O case propõe uma discussão sobre a importância da valorização do aspecto humano na Gestão deNegócios e do uso de práticas de Gestão de Pessoas que valorizem a qualidade de vida e o desenvolvimento dos profissionais da empresa, trazendo como resultado para a empresa, no caso da APSEN, um crescimento anual de 25% em média em seu faturamento e a conquista dos prêmios de “Uma das 150 melhores empresas do Brasil para se trabalhar”, “Uma das 50 melhores empresas do Brasil para a mulher trabalhar” e“Uma das 50 melhores empresas do Brasil para o executivo trabalhar”, nos três últimos anos consecutivos, além de “A Segunda Melhor Empresa para Estagiar” também em 2006.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas, Fator Humano, Qualidade de Vida, Desenvolvimento de Profissionais, Gestão de Negócios, Responsabilidade Social.
www.espm.br/publicações

1-INTRODUÇÃO
Em 1º de outubro de 2006, aos 53 anos deidade, Tatu pôde exercer seu direito de cidadão brasileiro e votou pela 1ª vez em sua vida.
A história de Tatu se confunde com a de milhares de brasileiros que passam sua vida sem poder usufruir os direitos básicos garantidos pela Constituição Brasileira. São brasileiros anônimos, sem documento nem identidade, que vivem à margem da sociedade que nega sua existência e tolera sua miséria comindiferença, única alternativa para suportar os deprimentes cenários produzidos pela desigualdade social tão gritante em nosso país.
Tatu, o protagonista anônimo de uma dessas milhares de histórias, nasceu José Joaquim Conceição. Solteiro, 53 anos, passou a vida toda lutando para sobreviver. Ajudar o Brasil a escolher seu Presidente, desenvolver o sentido de cidadania ou mesmo pertencer a um grupo,nunca foi sua principal preocupação. Antes, sua maior preocupação era garantir seu próprio sustento. Analfabeto e sem documentos, Tatu trabalhou nos últimos 17 anos como “catador“ de papelão.
Tatu passava o dia juntando papelão pela região de Santo Amaro, empurrando um carrinho, seu único patrimônio, em companhia de um cão tão indigente quanto ele.
Grande parte dos papelões era recolhida nasvárias empresas que atuam na região. Dentre elas, uma das principais “fornecedoras” de Tatu era a APSEN FARMACÊUTICA, uma empresa com vocação para ser diferente.
Em 2004, a APSEN que estava passando por uma grande transformação em seu modelo de Gestão, implantou o PAR (Programa APSEN Recicla), que tem como um dos objetivos a reciclagem de papelões. Preocupado com o prejuízo que o programa causariapara o Tatu, Renato Spallicci, Presidente da APSEN, argumentou que, a esta altura, o Tatu já fazia parte da história da APSEN há tanto tempo que estava na hora de contratá-lo como funcionário.
Não foi tarefa fácil convencer o Tatu que valeria a pena trocar a vida nas ruas pela rotina da empresa. Foram necessárias muitas conversas, inclusive com parentes de Tatu, para convencê-lo a fazer umaexperiência. Depois que ele aceitou a proposta de emprego a primeira dificuldade que a empresa encontrou foi a de ajudar o Tatu a alcançar as condições mínimas para viabilizar a contratação. Tatu não tinha documentos, não sabia ler, não conhecia números, nunca tinha consultado um médico. Para contornar as dificuldades burocráticas, a empresa disponibilizou um dos colaboradores da área de RH para...
tracking img