Estudo de caso: análise da diversidade organizacional em uma empresa de comércio atacadista na cidade de Piumhi/MG

1918 palavras 8 páginas
Estudo de caso: análise da diversidade organizacional em uma empresa de comércio atacadista na cidade de Piumhi/MG
RESUMO
A diversidade é um assunto que vem ganhando destaque atualmente devido a liberdade que cada indivíduo tem em manifestar suas crenças, cultura e opinião. Nesse ambiente cada dia mais dinâmico e mutável as organizações tem um papel fundamental no que diz respeito à valorização e ao uso da diversidade como um recurso capaz de captar e reter o capital intelectual para dentro das empresas. Dessa forma, esse artigo objetiva averiguar a diversidade e a forma como é feita sua gestão em uma empresa de comércio atacadista na cidade de Piumhi/MG. Optou-se por uma pesquisa qualitativa e descritiva que teve como técnica o questionário, o qual foi direcionado ao setor de Recursos Humanos da empresa. Através da coleta de dados foi possível perceber que embora a diversidade seja uma variável importante na empresa, não é adotada nenhuma ação para estudá-la e trabalhá-la de forma a aproveitá-la fator como um diferencial competitivo para a empresa. Com base na análise desses aspectos é possível concluir que a diversidade deveria ser melhor aproveitada pela empresa através da troca de experiência para enriquecer seu capital intelectual. Palavras – chave: Diversidade. Gestão. Gestão da diversidade.
1-INTRODUÇÃO
Segundo o Dicionário Aurélio (2001, p.242), o significado de diversidade é: “diferença, dessemelhança, dissimilitude, caráter do que, por determinado aspecto, não se identifica com algum outro, multiplicidade de coisas diversas”.
Para Fleury (2000, p.20) “há diversos aspectos a serem considerados ao se pensar no que significa diversidade: sexo, idade, grau de instrução, grupo étnico, religião, origem, raça e língua”.
Para ela a diversidade observa-se quando um grupo de pessoas com características diferentes interagem em um mesmo ambiente social.
As organizações do futuro, mais que as atuais, irão operar em um ambiente de negócio

Relacionados

  • Engenharia de produção
    27329 palavras | 110 páginas