Estudo de caso anderson p - coaching

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO: ANDERSON P.
ANA ELIZA SANTOS

RESUMO
Este artigo visa analisar o desenvolvimento humano e o conhecimento pessoal através de estudo e aplicação no desenvolvimento de pessoas, especialmente ao que se refere a jovens universitários na atuação de projetos acadêmicos que envolvem equipes de trabalhos buscando a melhoria de potencialidades pessoais emergentes e aprimoramento defaculdades, aumento a visão pessoal, coletiva e ambiental do indivíduo.

Palavras-chave: Desenvolvimento pessoal, habilidades, potencialidades, aprimoramento, visão, conhecimento.


1 INTRODUÇÃO


Através do estudo de pessoas em situações específicas poderemos observar suas potencialidades e suas dificuldades, nessa observação nota-se o ponto exato e as diretrizes que guiarão otrabalho de desenvolvimento pessoal. Com vista nessas aplicações, este estudo analisará formas de aprimorar capacidades humanas em aspectos profissionais e pessoais. Este estudo também se baseará em um jovem específico e em suas atribuições, poderemos traçar suas maiores dificuldades, potencialidades e a sua personalidade. Com este artigo será traçado as maneiras de identificar o melhor caminho para odesenvolvimento interpessoal e a otimização das características pessoais. O coaching mostrará uma excelente maneira de abrir a mente para possibilidades de aperfeiçoamento diversos e a receptividade de cada um será a chave para a absorção de novos conhecimentos.






2 JUSTIFICATIVA


Esse trabalho é relevante como construção de habilidades pessoais em déficit. Podemos citar otrabalho de coaching como uma excelente ferramenta no aprimoramento de potencialidades adormecidas. Muitas pessoas, em especial os universitários, desconhecem quais de suas características devem ser melhores trabalhadas, muitos se acham suficientes e extremante capazes de controlar e trabalhar em ambientes diversos, mesmo que nesses ambientes adversos suas características pessoais sejam postas aprova.


Com os aspectos apresentados nesse estudo estará clara as formas que esses jovens poderão se aprimorar e conseqüentemente terem maior rendimentos em diversas áreas como profissionais e pessoais.


O coaching, a liderança e o trabalho em equipe são alguns dos focos deste artigo. Ele apresenta um planejamento inteligente e o aprimoramento é baseado em autores que visampontos como desenvolvimento pessoal e auto-estudo, características que marcantes para se desenvolver no perfil estudado.






3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA





3.1 LIDERANÇA


Um dos aspectos importantes que citaremos é o da liderança, sendo esta atualmente uma das principais características para gestores e chefes. Há um papel fundamental na liderança que é a busca pelaeficácia do grupo ou de uma organização. Os líderes são grandes responsáveis pelo sucesso ou o fracasso de sua organização. Algumas características de liderança como o respeito, compromisso, comprometimento e autocontrole são citadas por diversos estudiosos que observaram esse perfil nas pessoas de sucesso.


Warren Bennis é um desses autores que através de seus estudos mostrou o traçado decomo deveria ser um excelente líder. Segundo Bennis (2001) “depois de vários anos de observação e entrevistas, defini quatro competências que, de algum modo, eram evidentes em todos os que participaram das pesquisas: gerenciamento da atenção, gerenciamento do significado, gerenciamento da confiança e autogerenciamento.”


Essas capacidades são muito bem colocadas e definem pontualmente ascaracterísticas de um líder. Podemos citar de forma mais especifica o que Warren Bennis procura mostrar.


Um bom líder deve ter a capacidade de atrair e gerenciar a atenção, sendo esta uma habilidade de persuadir pessoas e mostrar sua visão e intenção de forma diretiva. Dar significado a essa visão é outro ponto característico de um líder, tornando suas idéias tangíveis, reais e...
tracking img