Estudo de caso: anatel, operadores de telefonia móvel e a baixa qualidade nos serviços oferecidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO









































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 PRIMEIRO DESAFIO 4
3 SEGUNDO DESAFIO 8
4 TERCEIRO DESAFIO – PESQUISA EM NEGÓCIOS 15
5 QUARTO DESAFIO - ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA 17
6 CONCLUSÃO 19
7 REFERÊNCIAS 21












IntruçãoEste trabalho permitirá ter um conhecimento melhor sobre os processos de decisões e jogadas empresariais, tendo como base análise de caso dos problemas de baixa qualidade nos produtos oferecidos pelas operadoras de telefonia móvel.
O caminho percorrido faz do treinamento uma experiência intensa de aprendizagem gerencial, onde se aprende com as próprias escolhas e também com o posicionamento dasoutras equipes. A percepção dos impactos de pequenas e grandes decisões nos indicadores de desempenho mostra a importância de conectar processos e resultados.
Os três desafios propostos permitirão apresentar a aplicabilidade e o resultados dos jogos aplicados à situação exposta quanto às telefonias e identificar diferentes formas de soluções através das simulações.
A pesquisa bibliografia e apesquisa de campo permitirão ter um conhecimento mais amplo a cerca de como as opiniões dos consumidores afetam diretamente as empresas e como as redes sociais influenciam o dia-a-dia das organizações.




primeiro desafio

1) Tendo como base o caso estudado eferente às operadoras de telefonia e a
ANATEL e levando em consideração os componentes de um jogo, faça uma relaçãoidentificando a relação existente entre os fatos e seus componentes, transferindo a situação encontrada para um jogo de empresas.

Diante do trabalho exposto e levando em consideração os componentes básicos de um jogo empresarial (Regras, Participantes, Ações, Momentos e Resultados) foi identificado o seguinte:

• Participantes: Anatel, TIM, Oi, Claro, Justiça Federal, Vivo, Sercomtel e CTBC.
•Ações identificadas: Proibição da Anatel sobre a TIM, Oi e Claro para vendas de novas linhas além de apresentar planos de melhorias em 30 dias. A TIM foi punida em 18 estados e o Distrito Federal; A Oi foi punida em cinco estados e a Claro em três estados. A Vivo, Sercomtel e CTBC não foram punidas, mas também devem apresentar planos de melhorias em 30 dias.
• Momentos: A decisão da Anatelde punir três das grandes operadores de telefonia móvel; A decisão sobre punir em cada estado a operadora com o pior desempenho e aplicar multa de R$ 200 mil por dia para quem não acatasse a decisão; O recurso aberto pela TIM (Que foi a maior afetada) contra a decisão, solicitando suspensão imediata e a autorização para continuar comercializando novas linhas; O prazo concedido pela Anatel para queas melhorias sejam feitas; A fiscalização periódica, a Anatel vai fazer a cada semestre uma avaliação de desempenho; Encontros técnicos, onde as empresas se encontraram (Com a Anatel separadamente) para apresentação dos planos de investimentos e melhorias a Oi e a Claro tiveram seus planos apresentados recusados por serem básicos demais e não contemplarem a exigência e a TIM não apresentou nenhumplano e teve um encontro tenso conforme relatado pelo representante da Anatel.
• Resultados: Mudança de segmentos e promoções incríveis que atraíram novos consumidores, e que causou a redução na qualidade dos serviços prestados devido à falta de estrutura gerando muita insatisfação e consequentemente a perda de outros clientes (até mais antigos) pela dificuldade em utilizar os serviços e omesmo acabar se tornando caro. Isso gerou falta de credibilidade para estas empresas, punições e a necessidade de criar planos de melhorias de alto investimento em curto prazo.

2) Devido à punição imposta pela ANATEL, as operadoras de telefonia celular passam por problemas onde um deles é a perda de clientes. Analisando as informações de causa x efeito para ameninar o problema pelo qual as...
tracking img