Estudo de caso: analise da competitividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADAS DE BAURU
ADMINISTRAÇÃO

Alan Ospedal das Neves

ESTUDO DE CASO: ANALISE DA COMPETITIVIDADE

Bauru
2010
Alan Ospedal das Neves

ESTUDO DE CASO: ANALISE DA COMPETITIVIDADE

Estudo de caso apresentado à Faculdades Integradas de Bauru, para obtenção de nota no 4º bimestre na matéria de Competitividade Organizacional ministrada pelo prof. MSc José Alexandre MorenoBauru
2010
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 A VANTAGEM COMPETITIVA DAS EMPRESAS 4
2.1 Os dois tipos básicos de vantagem competitiva 4
2.2 A cadeia de Valores 5
2.3 Como surgem as vantagens competitivas 6
2.4 Mantendo a vantagem competitividade 7
3 AS CINCO FORÇAS DE PORTER 9
3.1 Ameaça de Entrada 9
3.2 Intensidade da Rivalidade entre os concorrentes existentes 11
3.3 Pressão dosprodutos substitutos 11
3.4 Poder de negociação dos compradores 11
3.5 Poder de negociação dos fornecedores 12
3.6 Estratégias Competitivas Genéricas 12
3.6.1 Liderança no custo total 12
3.6.2 Diferenciação 13
3.6.3 Enfoque 13
4 ANALISANDO A COMPETITIVIDADE DE UMA EMPRESA 15
4.1 A empresa 15
4.2 As vantagens competitivas 15
4.2.1 Vantagem competitiva por ter a preferência dosclientes 15
4.2.2 Vantagem competitiva por ter custos externos baixos 15
4.2.3 Vantagem competitiva pela existência de talentos especiais na empresa 16
5 CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19



1 INTRODUÇÃO

No mundo globalizado em que vivemos administrar passa a ser um requisito básico nas nossas vidas, seja no trabalho, seja em casa, seja nossas próprias finanças, hoje tudo envolveadministração. Claro que cada caso tem seu grau e nível de conhecimento necessário para utilizar os recursos da administração, por exemplo uma dona de casa não necessita de formação para administrar as finanças de casa, porém para um presidente de uma empresa é imprescindível grau superior e outras especializações.
E nesse contexto empresarial, onde a busca por novas informações e novas estratégias sãoconstantes, surgem pessoas que se tornam inspiração e sinônimo de sucesso, uma dessas pessoas é Michael Eugene Porter.
Nascido em Ann Arbor, Michigan em 1947 filho de um oficial do exército, viajou pelo mundo em sua juventude. Ingressou na Reserva do Exército e alcançou o posto de capitão. Graduado em engenharia aeroespacial e mecânica, pela Universidade de Princeton seu mestrado em Harvard, em1971; e doutorado em Economia Empresarial, em 1973. Aos 26 anos de idade passou a lecionar em Harvard, influenciado pelo seu mentor Richard Caves segundo UNIFAE (2010)
Porter é considerado atualmente como o mais importante guru da administração e a maior autoridade mundial em estratégia competitiva Porter é professor da Escola de Negócios de Harvard, tem em seu currículo mais de 85 artigos emais de 18 livros escritos entre os quais se destacam Vantagem competitiva, Estratégia competitiva, A vantagem competitiva das nações, Competição, Repensando a Saúde, do seu trabalho resultaram conceitos de estratégia que marcaram a disciplina como a análise de indústrias em torno de cinco forças competitiva. No livro Vantagem Competitiva das Nações, Porter alargou essa análise às nações lançando ummodelo para ajudar a compreender a posição comparativa de uma nação na competição global segundo LIMA, 2007.

2 A VANTAGEM COMPETITIVA DAS EMPRESAS

Para Porter (1989) as empresas elas competem em mercados internacionais e cabe a nós compreender como essas empresas criam e mantêm a vantagem competitiva. Hoje as empresas não precisam mais atuarem apenas em seu país, com a globalização asempresas podem competir com estratégias globais nas quais as atividades são localizadas em muitos países.
A indústria é a arena na qual a vantagem competitiva é ganha ou perdida. As empresas. As empresas, através da estratégia competitiva, buscam definir e estabelecer uma abordagem para a competição em suas indústrias que seja, ao mesmo tempo lucrativa e sustentável. As empresas além de reagir e...
tracking img