Estudo de caso 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso: Afinal, quem manda aqui?

1- Quais as causas principais do conflito entre Ricardo e seus filhos?
Pelo aparecimento de grandes empresas multinacionais como concorrência ea evolução da tecnologia a empresa de Ricardo teve um declínio financeiro. Isso gerou um descontentamento de seus filhos, que devido ao acontecimento queriam a empresa para eles e o afastamento dopai. Também gerou um conflito o fato de Sergio e Alberto quererem contratar um consultor de administração.
2- Quem “deve” mandar na empresa?

O poder de decisão da empresa deve ser conciliadoentre o Ricardo e seus filhos, os três se completam. O pai contribui com a experiência e o Alberto e o Sérgio com a formação em administração e com os novos paradigmas.

3- Qual o pesorelativo da experiência e da educação formal, no processo de administrar a empresa?
Tanto a experiência quanto a educação formal tem um grande peso no processo de administrar uma empresa. Aexperiência é uma importante fonte de conhecimento, por já ter o conhecimento do funcionamento da empresa, aplicando a próprias experiências de vida. A formação dos filhos em administração proporciona autilização de recursos como a organização, liderança, execução, controle, planejamento, ou seja, eles têm uma base mais completa para exercer o cargo de chefe. Podendo assim adquirir suas própriasexperiências.
4- Você acha que um consultor é necessário? Que papel teria um consultor? Como você convenceria Ricardo da necessidade de um consultor?

Um consultor nesse caso é necessário, pois eleirá fazer um planejamento estratégico, diagnosticar problemas e erros cometidos, desenvolver trabalhos propondo algumas alternativas e soluções para a direção da empresa. Eu iria mostrar para Ricardoo objetivo de um consultor, mostrando diversos exemplos e que ia visão de alguém de fora é sempre bem vinda, porque ele consegue detectar erros que quem trabalha lá não consegue.

5-...
tracking img