Estudo de ba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5, 6 e 7 de Agosto de 2010 ISSN 1984-9354

IMPORTÂNCIA DO “BA” NO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO INSTITUCIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR: ESTUDO DE CASO
Roberto Sarpa (Estácio de Sá) rsarpa@yahoo.com.br Marcelo Santos Golin (Estácio de Sá) mgol@ig.com.br

O compartilhamento e a Gestão do Conhecimento são diretamente influenciados pelo “Ba” e são assuntos de interesse de muitas organizações,pois estas instituições requerem indivíduos que tenham expertise para a realização de suas atividadees-fim. Na pesquisa buscouse verificar como as Organizações Militares (OM) tratam o conhecimento e seu compartilhamento e a influencia do “Ba”. Assim, na investigação deste trabalho foram utilizados os conceitos básicos das teorias do conhecimento e seu compartilhamento, segundo Nonaka e Takeuchi(2008) e Davenport e Prusak (1998), os conhecimentos de “Ba” tratados por Nonaka, Toyama e Konno (2002). Os resultados dessa investigação evidenciaram que o “Ba” tem uma importância relevante em relação ao compartilhamento do conhecimento no Departamento ALFA. Demonstrou, também, resultados positivos quanto ao compartilhamento e a conversão de conhecimento, segundo o processo SECI de Nonaka eTakeuchi (1997), quando o ambiente era adequado e fraco após as mudanças organizacionais executadas no departamento estudado. A metodologia da pesquisa utilizada foi qualitativa e adotou enfoque bibliográfico, explanatório e descritivo, utilizando documentos, entrevistas e experiências dos pesquisadores. A pesquisa demonstra na conclusão, algumas deficiências de políticas e sugere algumasrecomendações que poderão ser adotadas para manter e difundir o conhecimento e seu compartilhamento na organização. Palavras-chaves: Gestão do Conhecimento, “Ba”, Compartilhamento, Conversão SECI.

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Energia, Inovação, Tecnologia e Complexidade para a Gestão Sustentável
Niterói, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

1 – CONTEXTUALIZAÇÃO

E SITUAÇÃO PROBLEMA

Oconhecimento possui uma verdade fundamental, o que, segundo o Center for Army Lessons Learned (CALL), do exército dos Estados Unidos, é a busca das verdades radicais

experimentadas em situação real, diferente da teorização extrema e da generalização. As Organizações Militares (OM) devem, por sua natuerza, buscar permanentemente em suas decisões, criar condições para que o conhecimento tácitoperpetue e se transforme em conhecimento institucional, merecendo destaque dentre os muitos enfoques dados pela gestão do conhecimento, aquele relacionado à criação de um contexto (“Ba”) que viabilize essa condição. Segundo Davenport e Prosak (1998), não adianta dispor de conhecimento importante se não se promove o seu compartilhamento entre os indivíduos, de modo que a organização somente sebeneficiará quando o conhecimento for compartilhado, difundido, transferido e aplicado, pois assim estará, segundo Nonaka e Takeuchi (1997), em constante crescimento, na forma de uma espiral. Para esses mesmos autores, a criação do conhecimento nas organizações é conseguida quando há interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito dentro de um contexto chamado de “Ba”, da organização.Assim, para Nonaka e Konno (1998), o “Ba” pode ser considerado um espaço compartilhado que serve como base para a criação do conhecimento, sendo que esse espaço pode ser físico (por exemplo: escritórios), virtuais (por exemplo: e–mails, teleconferência, video chat, etc.), mentais (por exemplo: experiências compartilhadas, idéias e ideais) ou qualquer combinação dos mesmos. Questão Problema eObjetivo: O objetivo deste artigo foi identificar como o contexto (“Ba”), do departamento técnico da organização militar estudada, influencia o processo de criação e retenção do conhecimento naquela organização e a relevância de decisões relacionadas a mudanças organizacionais, considerando os princípios da Gestão do Conhecimento.

2

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Energia, Inovação,...
tracking img