Estudo de ambiente de indústria alimentícia

Páginas: 11 (2569 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
Análise de Ambiente da Indústria de Alimentos

A empresa : Danone
Comercializado em farmácias. Foi assim que os primeiros potes de iogurtes da Danone chegaram às prateleiras, no começo do século XX. O grego Isaac “Carasso”,foi quem deu a largada à produção do lácteo. A iniciativa deu certo, e o empresário batizou como Danone o seu pequeno negócio. Danone significa pequeno Daniel, nome doprimeiro filho de “Carasso”. Daniel “Carasso” esteve à frente da companhia até bem pouco tempo atrás e honrou os negócios do pai, difundindo a marca pelo mundo
A Danone é uma empresa multinacional de origem francesa, líder mundial em produtos
lácteos frescos, vice-líder em águas e nutrição infantil e hospitalar. Sua missão é levar saúde e nutrição para o maior número de pessoas possíveis. Aolongo dos anos a Danone se transformou em sinônimo de nutrição, qualidade e inovação. Presente em mais de 120 países, o grupo se encontra com aproximadamente 90 mil colaboradores em todo o mundo. É o terceiro maior grupo alimentício da Europa e o primeiro em países como França, Espanha e Itália. Segundo a consultoria britânica “InterBrands”, a Danone está avaliada em 4,48 bilhões, ocupando a posiçãode número 63 entre as marcas mais valiosas do mundo.
A empresa iniciou suas atividades em 1970, com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas, e que rapidamente se revelou em sucesso de vendas no país. Em poucos anos aumentou sua linha de produtos, lançando novas versões de seu iogurte i inovando com a linha “Pettit Suisse”danoninho e seu iogurte para beber “Dan-Up”, a sobremesa lácteacremosa “Danette”e o iogurte Light “Corpus”e, seu principal produto atualmente, o “Activia, um sucesso que revolucionou a categoria de funcionais no país. Há mais de 30 anos, no Brasil, a Danone é reconhecida por sua proposta de alimentação: contribuir para o bem estar de seus consumidores, sempre de uma maneira prazerosa e saudável. A companhia impôs-se um desafio de popularização similar aoenfrentado por ela no início do século passado: elevar o consumo per capita da bebida nos próximos anos. A Danone é líder em vendas no segmento no mercado nacional, com fatia de 35%, de acordo com os dados mais recentes da consultoria Nielsen.

Análise de Cenário

O setor de alimentos e bebidas que possuem ligação com a saúde e o bem-estar da dieta brasileira obteve, nos últimos seis anos, umcrescimento de 82%, de acordo com pesquisa de mercado elaborada pelo Euromonitor. De 2004 ao ano passado, o segmento saltou de US$ 8,5 bilhões para US$ 15,5 bilhões. .
Segundo a pesquisa, os principais fatores que impulsionaram a ascensão deste tipo de alimentos na mesa do brasileiro foram o crescimento da população com idade superior a 65 anos e o maior poderio econômico exercido pela classe C noPaís.
Na opinião de Shandra Aguiar, coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar (Educon), do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará (UFC), os motivos vão além. Para ela, a maior conscientização do público em relação à educação alimentar também é um contribuinte para a popularização dos alimentos e bebidas saudáveis. "As pesquisas, desde1970, vêm mostrando que boa alimentação aumenta qualidade de vida. Comendo bem, vive-se mais. Mas ainda há uma parcela da população que precisa ser conscientizada", pondera. De acordo com o Euromonitor, produtos com qualidades nutricionais mais elevadas e com potencial de prevenção de doenças têm revigorado a indústria alimentícia, ao mesmo tempo em que os avanços científicos na área da saúde têmatraído investimentos das empresas.
.Os alimentos funcionais, que prometem ajudar na cura e prevenção de doenças, são a nova tendência de mercado poderosa da indústria de alimentos no início do século 21. Iogurtes, margarinas, leites, cereais, água mineral, prometem ajudar na cura ou prevenção de doenças, tais como aquelas que afetam o sistema cardiovascular, certos tipos de alergias, problemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indústria Alimentícia:
  • industria alimentícia
  • Indústrias alimentícias
  • Industria alimenticias
  • ESTUDO DE VIABILIDADE E IMPLANTAÇÃO DE LINHA DE RECUPERAÇÃO DE CONDENSADO EM UMA INDUSTRIA ALIMENTICIA
  • RESENHA CRÍTICA “CANIBALISMO ENTRE PRODUTOS: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRA”
  • Estudo da reestruturação do arranjo físico em uma indústria alimentícia do segmento de biscoitos artesanais em...
  • A reimplantação do 5s em uma indústria alimentícia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!