Estudo da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* “Em todos os momentos de transformação social e econômica, o pensamento racional foi cada vez mais exigido como base para a ação humana. A consciência individual emancipou-se a medida que o homemgrego constatava ser o destino resultado da ação humana e não da vontade dos deuses e do respeito aos rituais sagrados. Crescia nele a percepção de si mesmo como um individuo dotado de razão e capazde realizar ações inspiradas por ela.”
* Desde seu surgimento o homem vem apresentando características evolutivas, isso se deve a sua inteligência. Esta o levou à transformar o meio para suasobrevivência, diferente dos animais que se adaptam ao meio, o que pode levá-los a extinção caso não consigam se adaptar. O homem desenvolveu a linguagem e a cultura possibilitando tornar-se versátilpara viver em qualquer lugar com qualquer individuo, já os animais não tiveram a capacidade de desenvolver códigos, apenas emitem sons. Além dessas características o homem é um ser extremamente social ese socializa usando a razão, enquanto os animais ficam presos aos instintos.
* Atribui-se a linguagem e a comunicação o grande trunfo da humanidade pois estas são responsáveis pela transmissãode informações de uma geração para outra, de um ser para o outro. Assim os homens compartilham experiências, idéias e sentimentos. Influenciam-se e modificam a realidade em que estão inseridos.
*Ciência: atividade com objetivos próprios, explicitamente cognitivos. Rompe com o senso comum e é independente.
* No Ocidente, durante a Antiguidade, predominou o pensamento mítico e religiosoque o rodeia como uma obra divina submetida aos desígnios do criador. Sabe-se hoje que os egípcios tinham grandes conhecimentos de geometria. O conhecimento assim adquirido foi aplicado, depois, comgrande êxito, nas construções arquitetônicas, tornando-se mais tarde, a base do pensamento geométrico pitagórico. Para os egípcios, como para os Babilônios, a eficiência do pensar lógico e científico...
tracking img