Estudo da realidade territorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
nome do cursO

elaine souza reis

estudo da realidade territorial

Teresópolis
2011

Elaine Souza reis

etudo da realidade territorial

Trabalho apresentado a disciplina Estágio Supervisioonado I da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof.

Teresópolis
2011

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

5ANEXOS.....................................................................................................10

1- INTRODUÇÃO
O presente projeto tem como objetivo conhecer a realidade e as características de uma determinada comunidade junto a população, estimulando assim, uma reflexão teórico-prática a partir da realidade social.
Tem o objetivo também de despertar os futuros profissionaisdo Serviço social a um agir diante das demandas identificadas na comunidade observada.




* 2-DESENVOLVIMENTO
A cidade de Teresópolis, situada da Região serrana do Estado do Rio de Janeiro encontra-se a novecentos e dois metros de altitude e por estar num vale encaixado da serra do mar possui sítio bastante acidentado.
A beleza da paisagem, o clima ameno incentiva a função deveraneio, principalmente entre a classe alta e média da capital do estado. A escassez de sitio urbano faz com que as construções subam as encostas íngremes da serra dos órgãos em busca de novos espaços.
Segundo dados da Fundação Leão XIII, houve grande migração para Teresópolis por conta da oferta de emprego na construção civil de casas e principalmente edifícios.
O alto preço de venda ou aluguel deimóveis, decorrentes da especulação imobiliária e da grande procura destes por veranistas, agravou pela escassez de áreas planas ou de relevo mais suave e fez com que cada vez mais pessoas resolvessem seu problema de moradia, habitando em favelas, que se tornaram válvula de escape para uma classe média proletária.
Vale ressaltar que as favelas em Teresópolis mais se assemelham a casa populares,raras são as casa de tábuas ou pau-a-pique, porém foram detectadas pela prefeitura um total de vinte e quatro favelas na cidade.
O surgimento e ampliação de favelas nas cidades, é uma característica da urbanização no mundo subdesenvolvido, onde as atividades urbanas não são capazes de absorver ou bem remunerar a mão de obra disponível e o grande problema tem sido a falta de estruturas básicasnestas construções.
A retirada de vegetação de uma encosta pra implantação de casas resulta na exposição de solo, aumentando a possibilidade de deslizamentos e foi o que ocorreu e, dezembro de 2002 no bairro Perpétuo do socorro durante um forte temporal, atingindo cerca de oitenta casas e matando doze pessoas.
Após seis anos de espera, no ano de 2008, parte destas famílias receberam as chaves desua moradia..
O conjunto habitacional foi construído pelo governo do estado na localidade de Fonte Santa. Foram entregues quarenta e cinco casas de um quarto, sala, cozinha e banheiro, com instalação de água luz. Segundo o jornal O Diário de Teresópolis, tiveram prioridade as famílias do Perpétuo que perderam suas casas no temporal, com menor renda, foi levado em conta também o número deidosos e crianças e precariedade de moradia.
Segundo dados levantados através das pesquisas realizadas no local, a composição familiar deste conjunto habitacional é formada em sua maioria por pai, mãe e filhos sendo este grupo de 44%, é importante ressaltar porém que é bastante significativo o número de famílias compostas por mães e filhos12%, avós e netos11% e outros27%, estes números mostram queatualmente, as famílias têm sua composição das mais diversas, da mesma forma, houve grande transformação também em relação ao sustento familiar, 55% das famílias são sustentadas pelo pai, 11% pela mãe, 11% por avós, 4% por filhos, 19% outros membros da família.
Trinta e sete por cento das famílias se beneficiam de programas sociais e apenas 20% sobrevivem de benefícios sociais.
Cinquenta e um...
tracking img