Estudo da realidade territorial e projeto de ação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL
Adrielly Aparecida Delfino dos Santos












































Adrielly Aparecida Delfino dos Santos










RELATÓRIO DE ESTÁGIO I - ESTUDO DA REALIDADE TERRITORIAL E PROJETO DE AÇÃO










Trabalho apresentado ao cursode Serviço Social da UNOPAR-Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estagio Supervisionado II.






.
Prof.ª Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi












PALMAS TO,2011

Relatório 1.Estudo de realidade territorial



1INTRODUÇÃO



Este relatório foi desenvolvido no estagio supervisionado II com intuito demencionar as atividades desenvolvidas no Setor Lago Sul do Município de Palmas TO (cumpridas no estagio na área da saúde, educação, habitação??).O estágio foi realizado no período entre o dia 09 de novembro a 15de dezembro de 2011, para cumprir a carga horária, exigida na grade curricular do curso de serviço social da unopar, para desempenhar atividades em campo de trabalho real do profissional emserviço social.

No decorrer do estagio pude constatar a realidade com qual toda sociedade vem sofrendo, o descaso e ate mesmo caindo no esquecimento aonde as condições de sobrevivência esta no estado deplorável .Palestra trouxe informação valiosa adquirimos melhores desempenho, aonde foram ministradas as palestras referente aos temas da saúde, habitação.

Conforme resolução533/08 do conselho federal de serviço social- cfess, o estágio supervisionado é a parte importante e imprescindível da formação do profissional. Compreender-se e o momento que o aluno dispõe para refletir e intervir no seu campo de atuação profissional com a supervisão didática de outros profissionais já formado e com experiência suficiente para discursão e orientação .

Na realizaçãodo estágio foram ministradas palestras com tema saúde, educação e habitação, o que proporcionou conhecimento do direito inerentes a referidas políticas .Além disso foram tratados temas sobre pesquisa social e a abordagem ética ,imprescindíveis a atuação do assistente social .

Com a experiência em campo foi possível conhecer a realidade local e fazer a relação teoria / prática.As demais atividades desenvolvidas de forma breve.



2. DESENVOLVIMENTO



A cidade de palmas, do Tocantins. Fundada há 22 anos, abrigada aproximadamente 200 mil habitantes,oferece pavimentação e saneamento básico a 70% e agua tradada a 90% das quadras habitadas (IBGE). Para Teixeira (1988) as praticas de saúde devem ser atendidas como respostas sociais aosproblemas e necessidades de saúde das pessoas, seja individualmente, nos grupos populacionais ou ate mesmo na totalidade das populações interdisciplinar. O pressuposto deste modelo esta no entendimento da saúde como resultado da qualidade de vida, sendo, portando, diretamente dependente de acesso a bens concretos como a educação, a habitação, o saneamento , a renda, o transporte, a alimentação e olazer, estritamente ligados a bens abstratos ,em efetividade, sociabilidade, sexualidade, liberdade e paz são parte integradas de um todo.

Existe no setor 4 quatro igrejas, 2 dois supermercado não tem farmácia, nem horta comunitária também não tem posto de saúde, nem há escolas , não exista praças nem quadras poliesportiva. Somente as avenida das principais estão em pavimentação acoleta do lixo e feitas em 3 três vezes na semana, também percebemos que o bairro estar bastante sujos e lixos espalhados e entulho. De acordo com a vivencia em campo percebemos que as crianças estão sem acesso ao lazer. Conforme o artigo 71 do estatuto da criança e do adolescente: “a criança e o adolescente tem direito a informação, cultura, lazer, esporte, e diversões espetáculos e produtos e...
tracking img