ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO IGUARAPÉ ANANI

2277 palavras 10 páginas
ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO IGUARAPÉ ANANI

Aline Steffens(1)
Graduanda em Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).
Davi Pinheiro(2)
Graduando em Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).
Giovanna Riker(3)
Graduanda em Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).
Iloé Azevedo(4)
Administrador pela Faculdade Ideal e Graduando em Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).
Manuel Alejandro(5)
Administrador pela Administrador em Marketging pela FAP, Graduando em Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Endereço(1): Passagem do Arame, 435 - Pedreira- Belém- Pará- CEP: 66087-230 - Brasil - Tel: (91) 82836796 - e-mail: alline.steffens@gmail.com

RESUMO
O Distrito Administrativo de Icoaraci – DAICO, em Belém do Pará, vem ampliando o seu espaço urbano, porém com o avanço do projeto Portal da Amazônia, tem se intensificado as instalações de indústrias de diversas atividades que vem gerando outros problemas no meio urbano, pois, no processo de elaboração dos seus produtos, lançam no ambiente, principalmente nos corpos hídricos, diversos tipos de poluentes. O presente trabalho objetiva quantificar alguns parâmetros e avaliar a qualidade da água do Igarapé Anani, que é um braço importante do rio Maguari, localizado no Distrito de Icoaraci que recebe influência de indústrias de diversas atividades, destacando as madeireiras e de beneficiamento de couro.

PALAVRAS-CHAVE: Contaminação, Qualidade da água.

INTRODUÇÃO
A Região Metropolitana de Belém (RMB) é contornada pelo Estuário Guajarino que dá à cidade de Belém uma caraterística geográfica peculiar: o fato de ser uma cidade influenciada por rios, igarapés, baías, e bacias hidrográficas de dimensões continentais, o crescimento da cidade não foi acompanhada de um planejamento urbano adequado, principalmente levando em

Relacionados