Estudo da psicologia infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia do desenvolvimento infantil



1) 0 que é psicologia do desenvolvimento infantil?

É a área do conhecimento da psicologia que estuda o desenvolvimento do ser humano em todos osseus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social desde o nascimento até a idade adulta, onde todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.2) O envelhecimento também faz parte do desenvolvimento humano? Justifique.

Sim, porque mesmo que na idade adulta não surja nenhuma nova estrutura mental, o indivíduo caminha para um aumentogradual do desenvolvimento cognitivo, em profundidade tendo uma maior compreensão dos problemas e das realidades significativas que o atingem. Um exemplo é a motivação que está sempre presente comodesencadeadora da ação. A aprendizagem só se encerra com a morte do indivíduo.

3) O que seria o desenvolvimento mental?

O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza peloaparecimento gradativo de estruturas mentais. Estas são formas de organização da atividade mental que se vão aperfeiçoando e solidificando até o momento que todas elas estando plenamente desenvolvidas,caracterizarão um estado de equilíbrio superior quando aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais.

4) Explique: “a criança não é um adulto em miniatura”.

Ao contrário,apresenta características próprias da sua idade. Compreender isso é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Segundo Piaget existe formas de perceber, compreender e se comportardiante do mundo, próprias de cada faixa etária. A criança parece ser um adulto em miniatura por fazer assimilação do meio ambiente ao qual está inserida.

5) Explique: “assimilação progressiva domeio ambiente”.

Estudos e pesquisas de Piaget demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação...
tracking img