Estudo da programação de micro controlador para monitorização da temperatura aplicado a um nobreak

300 palavras 2 páginas
Estudo da programação de micro controlador para monitorização da temperatura aplicado a um nobreak

www.fei.edu.br

Aluno: Silvio Zulato Junior (silviozulato@hotmail.com)
Orientador: Michele Rodrigues (michele.rodrigues@fei.edu.br)
Departamento de Elétrica

Resumo
Este trabalho de iniciação científica tem como objetivo estudar a programação dos microcontroladores utilizados nos UPS, sua funcionalidade, buscar alternativas para inovar o sistema e estudar o monitoramento da temperatura com o uso de sensores que fazem comunicação com o microcontrolador.

Microcontrolador PIC16f1829
O Microcontrolador utilizado será o
PIC16F1829. Essa família de PIC trabalha com
8 bits de programação, baixa tensão e será implantada uma lógica para a leitura do sensor e transmissão para o computador.
O
microcontrolador receberá uma alimentação de 5V e receberá informações dos 3 sensores de temperatura MCP9700 e enviará para a comunicação serial informações que passará pelo MAX232 enviando por fim informações ao computador para ser exibida graficamente as temperaturas dos respectivos sensores. Projeto da placa do microcontrolador no eagle.
O programa Eagle foi utilizado para a fabricação da placa onde o microcontrolador foi instalado junto com os sensores e os demais componentes. Foi utilizado três sensores de temperatura para a comparação de temperatura em várias áreas do nobreak.

Representação Esquemática
A imagem abaixo apresenta o esquemático do projeto indicando os principais blocos de estudo, como o sensor de temperatura, microcontrolador, exaustor para regulagem de temperatura. O sensor de temperatura lê a temperatura , o teclado insere a temperatura desejada e ambos transmitem para o microcontrolador que faz a comparação e também exibe no LCD. O
Microcontrolador fará a regulagem ou não da temperatura controlando a rotação do exaustor.

Agradecimentos:

Gráfico da variação de temperatura Com base no gráfico fornecido pelo

Relacionados

  • brasil
    17425 palavras | 70 páginas
  • Tcc janela automatizada
    29669 palavras | 119 páginas