Estudo da prevalência do sobrepeso e obesidade infantil em uma escola de samambaia, df, no ano de 2012

3145 palavras 13 páginas
Revista Anhanguera

Vol. 1, Nº. 1, Ano 2012

Sara Ramos Alves¹ e-mail: ramosalves.sara@gmail.com

Vânia Paes de Souza² e-mail: vania.paes81@gmail.com

Orientadora: Juliana Patrícia Ferraz de Souza Guedes e-mail: juferraz.guedes@gmail.com

ESTUDO DA PREVALÊNCIA DO SOBREPESO E DA OBESIDADE INFANTIL EM UMA ESCOLA DA REGIONAL DE SAMAMBAIA, DISTRITO FEDERAL, NO ANO DE 2012.

STUDY OF THE PREVALENCE OF OVERWEIGHT AND OBESITY IN CHILDRENS SCHOOL OF REGIONAL FERN, FEDERAL DISTRICT, IN THE YEAR 2012.

ResuMO

A obesidade pode ser definida como um acúmulo excessivo de gordura no corpo. No Brasil, e também em outras partes do mundo o número de casos de pessoas com sobrepeso e obesidade vem se revelando como um dado preocupante. Este estudo teve por objetivo verificar a frequência de crianças com sobrepeso e obesidade que cursam o ensino fundamental em escola pública, na regional de Samambaia, DF, no ano de 2012, e trata-se de um estudo quantitativo de caráter descritivo exploratório, desenvolvido por meio de um estudo de caso. Conclui - se que é uma missão para os pais, educadores e profissionais de saúde ensinar as crianças a consumirem alimentos saudáveis.
Palavras-Chave: Obesidade infantil, prevenção, fatores de risco.

abstract

Obesity can be defined as an excessive accumulation of body fat. In Brazil and in other countries the number of cases of overweight and obesity has been revealed as a cause for concern. Regarding the problem of childhood obesity, its risks and consequences, this study examined the frequency of overweight and obese children who attend elementary school in public school, the regional Fern, DF, in 2012, and it is a quantitative study of character described exploratory, developing through a case study. Concludes that it is a task for parents, educators and health professionals should teach there children to consume healthy foods.
Keywords: Childhood obesity, prevention, risk

Relacionados

  • Pre natal
    102066 palavras | 409 páginas
  • Protocolos Obstetricia Sesa Ce 2014
    92624 palavras | 371 páginas