ESTUDO DA LINGUAGEM

Páginas: 16 (3828 palavras) Publicado: 23 de maio de 2014
O ESTUDO DA LINGUAGEM: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PROPOSTAS DE BRUNER E SKINNER


Sabendo-se da importância do desenvolvimento da linguagem para a evolução global do indivíduo e que teóricos como Jerome Bruner e Burrhus Frederic Skinner trouxeram contribuições relevantes para o estudo da linguagem, este artigo tem por objetivo contribuir para a compreensão das obras desses autores, no que dizrespeito ao desenvolvimento da linguagem, apresentando possíveis pontos de divergência e de convergência entre eles. Para isso, obras clássicas de Bruner e Skinner sobre o desenvolvimento da linguagem são analisadas, assim como alguns artigos que discutem pontos importantes sobre essa temática. Pontos de divergência são encontrados nas teorias de Bruner e Skinner, tais como a diferença nos termosusados por esses autores para se referirem ao que comumente chama-se de linguagem, assim como o fato de dados de observação sistemática serem utilizados por Bruner em sua obra clássica sobre linguagem, característica não encontrada no livro clássico de Skinner sobre comportamento verbal. No entanto, nota-se, também, pontos de convergência nas obras desses autores, como por exemplo, o aspectopragmatista da linguagem apontado por ambos, assim como a importância do adulto e da cultura para que a criança desenvolva a linguagem.
Palavras-chave: Linguagem; Comportamento verbal; Bruner; Skinner; Pragmática
 


DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento da linguagem é essencial para que o desenvolvimento global de uma criança aconteça de maneira harmônica, tanto do ponto de vista social e relacionalcomo no que se refere à aprendizagem formal (Mousinho, Schmid, Pereira, Lyra, Mendes, & Nóbrega, 2008)
Segundo Souza Filho (2006), a divisão tradicional do estudo da linguagem em semântica, sintaxe e pragmática teve sua origem, contemporaneamente, no texto Foundations of a Theory of Signs, do filósofo Charles William Morris, publicado em 1938 na International Encyclopedia of Unified Science, daqual Morris foi um dos organizadores, juntamente com os membros do Círculo de Viena Otto Neurath e Rudolf Carnap. De acordo com Borges e Salomão (2003), a questão específica da pragmática foi inserida no estudo da linguagem em meados dos anos 70 e este estudo relacionaria os aspectos semânticos e sintáticos da fala ao contexto no qual esta fala ocorre.
No geral, relaciona-se a pragmática à linguagemem uso, em diferentes contextos, tal como é utilizada por seus usuários para a comunicação. Portanto, é “o domínio da variação e da heterogeneidade, devido à diversidade do uso e à multiplicidade de contextos” (Souza Filho, 2006, p. 219). A perspectiva da interação social, por exemplo, tem dado ênfase à pragmática quando se propõe a discorrer sobre a aquisição da linguagem na criança (Borges &Salomão, 2003), Nesse sentido, a linguagem é adquirida pela criança a partir da interação de processos biológicos com processos sociais.
Jerome Bruner (1915-) e Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) são dois autores que oferecem em suas obras, explicações teóricas sobre o que comumente se denomina linguagem. Com isso, este artigo teórico de divulgação e comparação de idéias distintas e importantessobre desenvolvimento da linguagem em Bruner e Skinner tem por objetivo apresentar possíveis pontos de divergência e de convergência observados nos estudos da linguagem propostos por esses autores, propondo assim uma reflexão sobre a temática. Para isso, visitar-se-á as obras clássicas desses dois autores, assim como alguns artigos que discutem os pontos de vista de Bruner e Skinner sobre alinguagem.
O presente artigo se baseia principalmente em duas obras: (1) ‘Como as crianças aprendem a falar’, traduzida do original Child’s talk, learning to use language (1983), de Jerome Bruner, e (2) ‘Comportamento Verbal’, do original Verbal behavior (1957), de Burrhus Frederic Skinner. 
 
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM SEGUNDO JEROME BRUNER
De acordo com Bruner (1983b), para que ocorra a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudos da Linguagem
  • Estudos de linguagem
  • Uma breve historia do estudo da linguagem
  • ESTUDO INDEPENDENTE LINGUAGEM PPB
  • Linguistica (os estudos da linguagem)
  • Panorama histórico dos estudos da linguagem
  • Resumo para estudo de linguagem juridica
  • Resumo sobre estudo da linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!