ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA LUMINOTÉCNICA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM LOJAS DO NATAL SHOPPING EM NATAL-RN

3415 palavras 14 páginas
ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA LUMINOTÉCNICA NO COMPORTAMENTO DO
CONSUMIDOR EM LOJAS DO NATAL SHOPPING EM NATAL-RN ¹
Camila Aguilar N. da Silva²
Raissa Mafaldo Oliveira³

RESUMO
Este artigo apresente uma analise sobre a influência da luminotécnica no comportamento do consumidor em lojas do Natal Shopping em Natal-RN, no qual é demonstrado como a iluminação em um ambiente comercial pode melhor ou prejudicar as vendas.
O estudo possibilitará a criação de projetos luminotécnicos mais adequados as necessidades de cada tipo de loja e o usuário que pretende atingir, de forma a melhor a vendas e também atrair o cliente adequado para o produto comercializado, servindo de base no futuro.
Como metodologia para desenvolver este artigo foi utilizado pesquisa em livros e artigos relacionados ao tema, bem como foi aplicado um questionário em usuários do Natal Shopping afim de por a prova o estudo realizado, no qual os resultados são apresentados ao final desse artigo.

Palavras-chave: Luminotécnica. Lojas. Comportamento.

1

Artigo apresentado à Universidade Potiguar - UnP, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Projeto e Construção de Empreendimentos Comerciais e Turísticos.
2
Graduada em Arquitetura e Urbanista pela Universidade Potiguar (UnP). – mila.aguilar@gmail.com
³Orientadora. Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UnP).

Raissa.mafaldo@gmail.com



6

1. INTRODUÇÃO

A iluminação natural e artificial são de extrema importância para promover o bem estar as pessoas, bem como transmitir emoções e mensagens. Psicologicamente somos influenciados pela iluminação dos ambientes, como mostra Innes (2014), pois a luz e a cor podem transmitir fortes sensações que devem ser cuidadosamente estimulados, para que o usuário daquele ambiente tenha a resposta desejada.
Porém deve ser observado que a associação das cores sofre influência cultural, além de ter significado pessoal, dessa forma devemos levar em consideração que
para

Relacionados