Estudo da da estrutura da favela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Comunidade denominada “FAVELA MARGEM DA LINHA”, situa-se às margens da linha férrea que liga Campos dos Goytacazes ao Rio de Janeiro, no trecho compreendido entre a Rua Anita Peçanha e BR 101, no Parque Rodoviário, em Campos dos Goytacases.
Localiza-se no Pq. Rodoviário
Campos dos Goytacazes / RJ
Ruas de Referência e Acesso
Rua Antônio Alves Poubel
BR 101
Rua Anita Pessanha
Rua Clóvisde Souza Medina
Rua Dr. Mário Matos
Rua Ribeiro Costa
Rua José da Silva

ASPECTOS FÍSICOS E AMBIENTAIS
* SOLO

O uso e a cobertura do solo do Município de Campos dos Goytacazes estão intimamente ligados à sua topografia. Seu território é pouco acidentado, sendo formado em sua maior parte de planícies, constituindo a denominada Baixada dos Goitacazes.A Embrapa Solos e a CPRM, através do Projeto Rio de Janeiro (2001), apresentou uma descrição para os solos do Município de Campos. De acordo com esta descrição, pode-se destacar como tipos predominantes os seguintes solos: Neossolo Litólico, presente nos locais de relevo mais elevado. Logo em seguida são encontrados os Argissolos Vermelho-Escuros e Cambissolos Álicos, queconstituem em sua maioria os solos de encostas. Nas regiões onduladas, de domínio colinoso, foram identificados: Argissolo Vermelho-Amarelo e Latossolo Vermelho-Amarelo. Nas regiões planas e faixa litorânea, foram identificadas áreas de Gleissolo, Espodossolo, Organossolo, Neossolo Flúvico e Cambissolo Eutrófico. Por fim, na área de tabuleiros da Formação Barreiras, foram identificadas áreas deArgissolo Amarelo e Latossolo Amarelo.
A Comunidade Margem da Linha está inserida na Área Urbana de Campos dos Goytacazes, onde o tipo de solo predominante é o Cambissolo Eutrófico.


Pedologia da área de estudo (Costa, 2005).



Cambissolo - Uma das classes do Sistema Brasileiro de Classificação de Solo. São solosrasos e bem drenados. Ainda guardam nos seus horizontes vestígios do material de origem.
Eutrófico - Solo em que a porcentagem de saturação por bases (V) é superior a 50%. São solos de fertilidade alta.

* RELEVO
O território campista é caracterizado pela presença de três Feições Geomorfológicas bastante distintas.
1) A primeira delas, corresponde às serras,colinas e maciços costeiros, que se estendem pelas porções oeste e norte do município, constituídos de rochas cristalinas, onde predominam gnaisses e granitos.
2) A Segunda grande feição geomorfológica é constituída por uma extensa faixa de tabuleiros formados por depósitos sedimentares, Terciário/Quaternário, com altura entre 20 e 30 metros e topos retilíneos. Chegam a atingir de 20 a 30 quilômetrosde largura confrontando-se a oeste com os maciços e colinas e a leste com as planícies costeiras. Apresentam-se segmentados por vales de fundo chato, que se mostram, em geral, alagados e, entremeiam-se com os cordões arenosos da Planície Costeira.
3) A terceira unidade é a grande planície quaternária representada pelo delta do rio Paraíba do Sul, caracterizado por ambientes de acumulaçãodiversificados.
A área estudada encontra-se inserida na terceira unidade, constituído de relevo plano, com altimetria de 14m. As cotas do terreno em geral estão associadas a pequenos declives, predominando a topografia de relevo plano e suavemente ondulado.



Fonte: Campos dos Goytacazes: Perfil 2005/Prefeitura, Campos dos Goytacazes/RJ,2006

* HIDROLOGIAHidrologia é a ciência que estuda a dinâmica da água na Terra, sua circulação e distribuição, as suas propriedades físicas e químicas, e sua reação com o meio ambiente, incluindo sua relação com as formas vivas.
O relevo e o clima são os principais fatores que condicionam as feições hidrográficas do município. A trama das redes hidrográficas, assim como o...
tracking img