Estudo da cor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Durante décadas, muitos foram os investigadores e cientistas que, com todas as suas experiências e teorias, contribuíram muito para o desenvolvimento dos conceitos de cor e de visão.
É inevitável associar a cor ao mundo das sensações, logo ao ser humano. A cor é pois, assimilada pelo ser humano através da visão e por consequência através dos olhos, ou seja, o olho humano. Noentanto não nos podemos esquecer do cérebro, assim os olhos serão os sensores e o cérebro o processador.
O olho não tem pois, uma simples acção como máquina fotográfica. Este é também ajustado à intensidade luminosa, contudo ao olho humano, a imagem é formada na retina, provocando impulsos nervosos que se estendem até ao cérebro, e onde a visão se efectua. A visão é dos cinco sentidos, aqueles quemais rapidamente levam a informação até ao cérebro, mas é talvez o mais sensível.
Pode assumir-se que a cor relativa é verdadeira, pois uma mesma cor pode ser interpretada, por cada um de nós, de formas diferentes.
A cor, através do olho humano, pode ser descrita pela quantidade de luz acromática (saturação), pela reflexão da luz (luminosidade) e pelos objectos emissores de luz (brilho).
Estetema tem sido alvo de várias investigações, de forma a dar-nos a conhecer todo este complexo processo. No entanto, sabe-se hoje que, a cor é o efeito que a radiação electromagnética causa nos órgãos visuais.
2. Objectivos
2.1. Objectivo gera
* Abordar duma forma integra sobre o estudo da cor.
2.2. Objectivos específicos
* Compreender os efeitos da cor na percepção do mundoenvolvente;
* Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a cor/sensação e a influência da cor no comportamento do observador;
* Compreender a diferença entre síntese aditiva e síntese subtractiva;
* Aplicar correctamente as cores primárias, secundárias, terciárias, frias, quentes, as harmonias e os contrastes cromáticos;
3. Metodologia
* Consulta de obras bibliográficas;
*Pesquisa na internete.

4. Teoria da Cor
Vários cientistas e artistas do século passado, dedicaram-se à procura da harmonia cromática. Desta forma, surgiram os primeiros sistemas (teorias da cor) de Goethe e Newton. Os seus sistemas compunham-se por figuras bidimensionais (circulares ou poligonais) e formavam-se através de cores puras e suas misturas.
Mais tarde, chegaram à conclusão que arepresentação das cores deveria ser tridimensional.
Assim surge o Sistema de Chevreul, onde para além das cores puras e suas matrizes, também se aplica a utilização de um eixo vertical que indica o brilho e a saturação da cor. Este sistema é constituído por um hemisfério que está rodeado pelas cores puras e as que resultam das suas misturas, e estas vão clareando até ao branco que se situa nocentro do mesmo.

Sistema de Chevreul

Outro exemplo é o sistema Esférico, de Otto Runge, que pretende descrever e encontrar harmonias cromáticas. Aqui, as cores puras e suas misturas situam-se no equador da esfera, e enquanto se aproximam do centro, pendem para a cor cinzento médio. Assim, as cores tornam-se escuras em direcção ao pólo inferior até atingir o preto, e tornam-se claras, até aopólo superior, atingindo o branco. No interior da esfera verificam-se as variadas sucessões de cores e possíveis combinações entre cores puras, branco e preto.

Sistema Esférico de Otto Runge

Estes são alguns exemplos de teorias desenvolvidas sobre a cor e a forma como a organização da mesma poderia ser racionalizada, no entanto existem  muitas obras de arte que surgiram sem se comandarem porelas.

5. Cor
A cor é uma percepção visual provocada pela acção de um feixe de fotons sobe células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso, ela é também conceituada como o resultado da existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não haveriam cores, à excepção do preto que, é exactamente a...
tracking img