Estudo da capacidade de produção em industria metalurgica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Da Capacidade de Produção De Churrasqueiras Metálicas na Empresa Metalúrgica Varais Bankersen Ltda.

Fernando Gabardo (FAE) fernandogabardo78@hotmail.com

Maitê Louise (FAE) maite.louise@hotmail.com

Maxwell Soté (FAE) max_13_sm@hotmail.com

William Daniel (FAE) williambkn@hotmail.com

O presente trabalho tem por objetivo efetuar estudo sobre a capacidade de produção dechurrasqueiras metálicas na Empresa Metalúrgica Varais Bankersen Ltda. Para se atingir este objetivo o trabalho buscou através do referencial teórico embasamento na literatura mundial sobre os temas de Previsão de Demanda, Layout de Produção, Planejamento de Capacidade e Programação e Controle de Produção. Posterior embasamento teórico o trabalho elaborou estudo de caso na Empresa Metalúrgica VaraisBankersen Ltda., onde através da realização de visitas técnicas, entrevistas junto aos colaboradores e corpo estratégico da empresa foram coletados e analisados dados sobre o processo de fabricação de churrasqueiras metálicas, os quais foram correlacionados com os temas do referencial teórico buscando encontrar as melhores práticas e técnicas de produção. O trabalho por último identificou que a EmpresaMetalúrgica Varais Bankersen Ltda. é uma empresa mais voltada para a prática e execução, onde se buscar implantar junto a seus processos a implementação dos métodos consagrados na Administração de Produção terá grandes ganhos em planejamento, organização, controle e eficiência do processo produtivo de churrasqueiras metálicas.

Palavras-chaves: Estudo, Processo, Capacidade de Produção,Eficiência.

1. Introdução

Segundo Nigel Slack, Stuart Chambers e Robert Johnston (2009) a definição de capacidade de uma operação é o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo que o processo pode realizar sob condições normais de operação. Prover a capacidade produtiva para atender demandas atuais e futuras é uma responsabilidade fundamental da administração deprodução e uma questão de sobrevivência para as empresas, sendo que um correto equilíbrio entre a oferta e a demanda traz prosperidade para a organização, gerando lucros, clientes satisfeitos, credibilidade no mercado, entre outros benefícios, já uma provisão errada deste equilíbrio pode gerar situações de dimensões incalculáveis que vão desde o aumento dos custos operacionais, perda de clientes,até o fechamento da organização. Este trabalho tem por objetivo avaliar o processo atual de fabricação de churrasqueiras metálicas na empresa metalúrgica Varais Bankersen Ltda. e através dos conceitos de Administração de produção identificar causas e diagnosticar alternativas para deixá-lo mais eficiente, dando ênfase nas boas práticas de produção para um aumento na capacidade produtiva destaorganização.

2. Metodologia utilizada

Inicialmente o presente trabalho utilizou o procedimento de pesquisa teórico conceitual, onde contempla através do embasamento teórico os temas de Previsão de Demanda; Layout de Produção; Planejamento de Capacidade e por último Programação e Controle de Produção sobre a visão de grandes autores da literatura mundial, contribuindo assim através de seus estudose análises sobre estes temas a identificar quais são as melhores práticas de produção e administração para se alcançar o objetivo deste pesquisa que é atingir a Capacidade de produção ideal de churrasqueiras metálicas na Empresa Metalúrgica Varais Bankersen Ltda.

Posterior realização do referencial teórico partiu-se para o método de pesquisa aplicada através do desenvolvimento de estudo decaso na Empresa Metalúrgica Varais Bankersen Ltda., onde foram coletados dados e informações sobre a empresa através de observações diretas em visitas técnicas realizadas, através da realização de questionário com perguntas abertas e fechadas pré elaboradas, mescladas entre perguntas de múltipla escolha e perguntas descritivas, buscando assim obter a opinião mais explicita dos entrevistados...
tracking img