Estudo da ética para a formação no ensino superior

Páginas: 13 (3030 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2011
A relação entre ética e o Ensino Superior constitui um desafio para a atuação dos profissionais de educação na escola e na sociedade. Embora, discursos afirmem a necessidade de se manter uma postura ética em todas as atividades sociais, a prática revela uma realidade diferente, muitas vezes contraditória à defendida no âmbito educacional.
Este trabalho pretende fazer reflexões, acerca da atualsituação do Ensino Superior, no que se refere à construção de conhecimentos sobre a ética, contribuindo para uma prática no processo da formação do aprender e do saber.
Reconhecendo a universidade como espaço fundamental para a convivência social, ressalta-se a relevância do seu papel na formação humana. Vislumbra-se nesta, um espaço essencial na preparação de indivíduos para o exercício da suaprofissão consciente, considerando a importância da prática de atitudes éticas na sociedade.
O homem possui uma capacidade distinta que se manifesta pelo exercício do entendimento e organização do mundo. Não se pode agir a não ser que se veja um caminho, nesse ponto, as questões da ética aparecem. Em busca de conhecer como a ética é teorizada, voltou-se à atenção para algumas concepçõesfilosóficas, pois, compreende-se que a Filosofia patrocina a prática da reflexão.
A ética pode ser percebida a partir de Sócrates, através do conhecimento do homem e suas ações virtuosas. Em Abrão (1999, p. 44-45), a ética é abordada na seguinte perspectiva:

A Sócrates interessam o homem e suas ações, exatamente aquelas tidas como virtuosas, numa época em que ser virtuoso é quase sinônimo de cidadão etudo se justifica em nome da virtude - até mesmo as injustiças. Ele pergunta o que é a sabedoria, a beleza, a coragem, a justiça, porque procura, a partir desses diversos aspectos da virtude, chegar à questão das questões: o que é a virtude? Conhecê-la torna-se, assim, o principal objetivo do verdadeiro conhecimento – só pratica o mal quem ignora o que seja a virtude. E quem tem o verdadeiroconhecimento só pode agir bem. Desse modo, conhecimento e virtude tornam-se sinônimos.

Outro filósofo responsável pela análise e reflexão sobre o agir do homem, que busca princípios de conduta, foi Platão que sistematizou a ética numa idéia de que os homens buscam a felicidade, o qual, organiza em suas pesquisas dialéticas uma idéia de que a sabedoria está voltada para as virtudes. Valls (2005, p.28) descreve a ética na concepção de Platão da seguinte forma:

Assim, o que mais caracteriza a ética platônica é a idéia do Sumo Bem, da vida divina, da equivalência de contemplação filosófica e virtude, e da virtude como ordem e harmonia universal. A distância entre as virtudes intelectuais e morais é pequena, pois a vida prática se assemelha muito à prática teórica.

De Platão passa-se paraseu discípulo Aristóteles que considerava em suas pesquisas a observação empírica, abordando a variedade dos seres e sua busca de bens. Para ele, a ética era concebida na convivência por meio das virtudes adquiridas nos hábitos, o qual diz que na prática ética somos o que fazemos, visando a uma finalidade boa ou virtuosa. Isso leva à idéia de que o sujeito, a ação e a finalidade do agir sãoinseparáveis. A ética era um modo de educar o caráter do sujeito no intuito de propiciar a harmonia entre o mesmo e os valores coletivos.
Através de São Tomas de Aquino e Santo Agostinho, incorpora-se a idéia de que a virtude se define a partir da relação com Deus. E`le é considerado o único mediador entre os indivíduos, sendo que as principais virtudes são a fé e a caridade. É aí que se afirma naética, o livre-arbítrio, no qual a qualquer impulso de liberdade o homem se dirigia para o mal (pecado).
A partir do século XVII o mundo sofre profundas transformações, com as revoluções religiosas, científicas e filosóficas. Em oposição à fé surge o poder exclusivo da razão de discernir. Com a predominância do modo científico de pensar, concretizado na Ciência Moderna com Galileu e Newton...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como se dá a formação do docente do ensino superior?
  • CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR PARA A FORMAÇÃO
  • : A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO SUPERIOR.
  • DOCÊNCIA E ÉTICA DE ENSINO SUPERIOR
  • Etica no ensino superior
  • DA FORMAÇÃO À PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
  • Formação pedagógica dos docentes do ensino superior
  • O PAPEL DO ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DE FORMADORES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!