ESTUDO CRÍTICO - DABBAWALAS

746 palavras 3 páginas
UNINASSAU
CURSO: MBA EM GESTÃO DE VAREJO
MÓDULO: EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES

De acordo com o texto há fatores cruciais que viabilizam o serviço em Bombaim. A geografia da cidade onde a área residencial fica de um lado e a comercial no lado oposto, e onde a malha de trens (transporte mais utilizado para as entregas) cobre praticamente toda a extensão geográfica atendida. O cultural, uma vez que os dabbawalas acreditam estar servindo a Deus ao entregar as marmitas a tempo do almoço de seus clientes, isso faz com que mesmo em condições precárias o serviço tenha um índice de falhas próximo de zero. Há o fator social, que o serviço coloca pessoas com baixa qualificação profissional, em condições de trabalho e remuneração dignas num país com altas taxas de pobreza, onde a remuneração é igual para todos os níveis hierárquicos.
A implantação desse sistema no estado de Pernambuco, enfrentaria grandes dificuldades em todos os fatores essenciais apresentados.
Quando se compara o cenário geográfico dos dois lugares a diferença de área territorial é descomunal, cerca de 98.000 Km repletos de cidades onde com níveis de desigualdade culturais, acadêmicos e financeiros diferentes. Deslocamento populacional cotidiano em Pernambuco é diferente, o estado tem problemas de trânsito além da falta de um transporte público eficiente e abrangente a todo o estado, tal qual a malha ferroviária usada em Bombaim.
A cultura do empreendimento, onde a pesar de existirem níveis hierárquicos diferentes, a remuneração é a mesma para todos e a autonomia na tomada de decisões na presença de um problema pertence a cada empregado, não sobreviveria ao nível de capitalismo e egocentrismo enraizado no comportamento do pernambucano e principalmente da geração Y. O espírito de equipe, o lema “continuar o trabalho a todo custo”, o comprometimento e a humildade são essenciais para o sucesso deste. O texto coloca os dabbawalas como elos de uma corrente, onde na grande maioria das organizações aqui os

Relacionados

  • Marmiteiros de Harvard
    521 palavras | 3 páginas