Estudo coorte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Definição, estrutura, limites e vantagens, sinonímia

Estudo longitudinal é um método de pesquisa que visa analisar as variações nas características dos mesmos elementos amostrais ao longo de um longo período de tempo – vários anos. Os estudos longitudinais são muito usados na Psicologia, Medicina, e também na Economia e Sociologia.
Os estudos longitudinais são tipicamente estudosobservacionais, pois geralmente se limitam a observar os elementos amostrais sem manipular fatores que possam alterar as variáveis de interesse. No entanto, podem ser utilizados também em estudos experimentais. Por exemplo, para verificar a eficácia de um tratamento para o distúrbio do estresse pós-traumático, pesquisadores podem analisar o estado psicológico dos indivíduos incluídos no estudo antes edepois do tratamento, complementando o experimento com um estudo longitudinal, que acompanhará a eficácia do tratamento ao longo de vários anos.
A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles, FUCHS, 1995, assevera que: compara-se um grupo de pessoas que apresenta uma determinada doença (casos) com outro grupo deindivíduos que não possui a doença (controles), em relação à exposição prévia a um fator em estudo. LILIENFELD, 1976, diz: os estudos de caso/controle são retro analíticos e partem de grupos de casos seguramente diagnosticados e retroagem em sua história, buscando por fatores passados que possam ser considerados como causais. A pesquisa prospectiva é conhecida como – estudo de coortes -, STEDMAN, 1996,assim conceitua o que seja coorte: grupo populacional definido e seguido, prospectivamente, em um estudo epidemiológico. O protótipo desse estudo é quando se analisa a exposição às gastroenterites de 2 grupos, como sejam: o grupo exposto (que bebe água de poço) e o grupo não-exposto (que não bebe água de poço), em local definido e durante o tempo. Objetiva-se, então, determinar a frequência deindivíduos que beberam água de poço e o índice de infectados. É uma pesquisa comparativa e direta. Assim sendo, se conclui que no estudo longitudinal retrospectivo se conhece o efeito e se busca a causa, e no prospectivo há a causa ou fator determinante e se procura o resultado.
Estudos analíticos é apenas uma classificação de um grupo de estudo. Não configura 1 tipo de estudo em si. Nessa categoriaestão incluídos todos os desenhos que virão a seguir. Todos os desenhos analíticos tentam investigar uma relação de causa e efeito. Então podemos dizer que servem para investigar fatores de risco, causas ou efeitos de algum fenômeno, fatores que influenciam algum resultado etc. São considerados estudos analíticos os desenhos: Experimental; Transversal; Coorte e caso-controle.

Todos os estudosanalíticos são comparativos. Isso quer dizer que sempre têm no mínimo dois grupos de indivíduos estudados: o grupo estudo e o grupo de comparação chamado de grupo controle. Isso porque não dá para chegar a uma conclusão sobre se alguma coisa causa ou é causada por outra se não compararmos 2 grupos.
Então tiramos duas lições importantes: (1) Não podemos tirar conclusões sobre relações de causa eefeito contando apenas com 1 grupo de indivíduos. (2) Se alguém diz que um determinado trabalho é analítico, esse tem que possuir grupo controle. Se ele não aparecer existem 2 possibilidades: ou o estudo não é analítico ou o grupo controle existe mas não está visível ao leitor.
Estudo observacionais é apenas uma categoria de estudo. Não configura 1 tipo de estudo em si. Os desenhos observacionaissão diferentes dos experimentais porque o investigador não intervém no grupo estudado.
Fazem parte dessa categoria os desenhos Transversal; Coorte e Caso-Controle. Como nesse caso as pessoas do estudo já tem determinadas características (certos hábitos ruins como tabagismo, etilismo) o investigador pode estudar coisas que podem levar a agravos da saúde (fatores de risco). Isso não podia ser...
tracking img