Estudo comparativo de modelos de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Durante muitos anos as empresas do setor automobilístico vêm sendo adequadas a exigências oriundas de normas de sistema da qualidade por parte das principais montadoras de veículos mundiais. Estas montadoras criaram individualmente normas específicas para o sistema da qualidade, todas passíveis de serem auditadas. Um grande modelo a ser seguido – contudo essa história vem sendoescrita há décadas, enquanto a indústria do software é muito recente e ainda está engatinhando nessa área.
As mudanças que estão ocorrendo nos ambientes de negócios têm motivado as empresas a modificar estruturas organizacionais e processos produtivos, saindo da visão tradicional baseada em áreas funcionais em direção a redes de processos centrados no cliente. A competitividade depende, cada vezmais, do estabelecimento de conexões nestas redes, criando elos essenciais nas cadeias produtivas. Alcançar competitividade pela qualidade, para as empresas de software, implica tanto na melhoria da qualidade dos produtos de software e serviços correlatos, como dos processos de produção e distribuição de software.
Desta forma, assim como para outros setores, qualidade é fator crítico de sucessopara a indústria de software. Para que o Brasil possua um setor de software competitivo, nacional e internacionalmente, é essencial que os empreendedores do setor coloquem a eficiência e a eficácia dos seus processos em foco nas empresas, visando a oferta de produtos de software e serviços correlatos conforme padrões internacionais de qualidade.
Nos dias atuais, se torna necessário que as empresasadotem um sistema de gestão da qualidade, pois a empresa que atua sob um sistema deste tipo fornece aos seus clientes uma evidência tangível da sua preocupação com a qualidade, principalmente no que diz respeito em manter a qualidade alcançada.
Para evitar conflitos comerciais, foram emitidas, pela ISO (International Organization for Standardization), normas internacionais sobre sistemas degestão da qualidade. Outro fator impulsionador da criação e difusão das normas ISO foi o esforço de unificar as maiores nações européias que formam a comunidade européia, em um único mercado.
Entre os vários organismos internacionais de normalização, a ISO – Organização Internacional para Normalização -, fundada em 1946 e congregando atualmente mais de cento e dez países, baseou-se na norma inglesa BS5750 – Sistema da Qualidade, de 1979, para através do Comitê Técnico 176, elaborar a série de normas ISO 9000, publicadas em 1987 e já revisadas em 1994 e 2000. Adotadas no Brasil, pela ABNT e traduzidas por um grupo de trabalho da própria ABNT, especialmente criado para tal, foram publicadas a partir de 1990 com a designação de norma brasileira – NBR ISO 9000.
Essas normas até então definidas,vinham suprindo a necessidade de diversos setores, porém quando se fala em software é necessário algo mais específico e adequado, afinal é um processo altamente intelectual (e artesanal), além de muito recente. Diante dessa necessidade foram criados processos e modelos específicos que visam obter a qualidade de software. Estão por trás destes, algumas instituições reconhecidas internacionalmentecomo a SEI (Software Engineering Institute) e a SOFTEX (Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software).
Desenvolver software com qualidade não é mais um fator de diferenciação no mercado, e sim, condição essencial para empresas e profissionais serem bem-sucedidos e competitivos.



RAZÕES PARA BUSCAR A MELHORIA DA QUALIDADE EM SOFTWARE


A qualidade de software é um dosassuntos mais atuais em discussão na comunidade de Engenharia de Software. Embora os primeiros esforços mais amplos no sentido de se produzir software com maior qualidade e produtividade datem da década de 70, foi na segunda metade da década de 90 que uma série de novos conceitos e abordagens alcançaram maturidade e visibilidade. Neste contexto, destacam-se os modelos de qualidade de processo de...
tracking img