Estudo cloreto sódio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades Práticas Supervisionadas.

Anhanguera Educacional
FAC 3, Engenharia Elétrica 2ªs - Química
Nome: Alex Michael Mendes
Estudo do cloreto desódio
Professor:
Campinas, 14 de Setembro de 2011.

ETAPA 2
Aula-tema: Compostos inorgânicos e ligações químicas
OBTENÇÃO
O cloreto de sódio é umasubstância que pode ser obtida através da água do mar. Sua produção pode ser feita em diversas formas, como: sal iodado, sal refinado e sal não refinado. Oprocesso de fabricação do sal é físico e é fabricado para uso humano ou industrial.
FABRICAÇÃO
Na fabricação para uso humano é feito por dissolução de salgema e água quente, após este processo é aplicado água do mar, então é feito a cristalização, lavagem, refinado e adicionado iodo para que possa ser consumido.Para uso industrial o sal passa por outro processo, onde é feito a evaporação da água do mar, obtendo-se uma concentração da salmoura, depois é feito oprocesso de decantação e centrifugação dos cristais, obtidos do cloreto de sódio. Na decantação separa-se o líquido e a parte mais densa e centrifugada onde éseparado o restante das águas obtendo-se o cloreto de sódio húmido, com teor de água de 2 a 3%. A secagem e peneiração é o processo final onde se obtém agranulação adequada para ser embalado.
APLICAÇÕES INDUSTRIAIS.
O uso do sal nas indústrias é utilizado na manufatura de papel e na produção de sabão edetergentes. Também é utilizado na produção de gás cloro e sódio metálico, resumindo este mineral pode ser aplicado e utilizado em mais de 16 mil formas diferentes.
tracking img