Estudo caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP
FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU
Departamento de Enfermagem

Sistematização da Assistência de Enfermagem a paciente com___: ESTUDO DE CASO

Marcelli Cristine Vocci (410.677.418-60)
Maiara Aparecida Miálich (407.875.428-73)
Professora Magda Cristina Queiroz Dell’Acqua

BOTUCATU/SP
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP
FACULDADE DEMEDICINA DE BOTUCATU
Departamento de Enfermagem

Estudo de caso apresentado à disciplina de Saúde do Adulto Clínico e Cirúrgico.

Marcelli Cristine Vocci (410.677.418-60)
Maiara Aparecida Miálich (407.875.428-73)
Professora Magda Cristina Queiroz Dell’Acqua

BOTUCATU/SP
2012

SUMARIO

Resumo
Este é um estudo de caso de uma paciente, atendida na enfermaria da Gastrocirurgia do Hospitaldas clínicas Unesp de Botucatu, paciente esta que está no 10º dia de PO (pós operatório) após submeter-se ao ato cirúrgico para hernioplastiaincisional, colecistectomia e dermolipectomia abdominal pós gastroplastia feita cinco anos atrás. Frente à este caso, as alunas do segundo ano de Enfermagem colocaram em prática o processo de Enfermagem, segundo o modelo conceitual de Horta, adaptando aTaxonomia II dos Diagnósticos de Enfermagem proposta pelo North American Nursing Diagnoses Association (NANDA).
Os resultados obtidos durante os quatro dias de assistência, mostraram que as intervenções principalmente psicossociais foram bem sucedidas, além disso, por intermédio do processo de Enfermagem foram sistematizadas medidas adequadas à paciente em relação aos seus cuidados básicos, conferindoa ela uma melhor adaptação à institucionalização momentânea sofrida e as condições impostas pela mesma.

1. Introdução
Tal estudo foi requerido pela disciplina de Saúde do Adulto Clínico e Cirúrgico, referente à graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP), que tem como finalidade a junção da teoria aprendida até o momento, com a prática proporcionada por este estudo emcampo, formando um conhecimento completo e unificado sobre a Sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE) dando foco na integralidade do cuidado, usando conceitos fundamentais de comunicação que auxiliaram para uma interação completa.
2.1 Cirurgia bariátrica
2.2 Colecistectomia
2.3 Herniaincisional
2.4 Dermolipectomia

2. Objetivos

3.5 Objetivosgerais

Encorajar o aluno de Enfermagem a implementar as etapas da Sistematização de Assistência de Enfermagem, contribuindo na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do indivíduo e auxiliando sua família.

3.6 Objetivos específicos

Estudar o caso escolhido com profundidade, tendo olhar holístico e integral do cuidado, atentando-se para as necessidades apresentadas tanto dopaciente quanto de sua família.
Estimular a implementação do SAE, interação comunicacional terapêutica e habilidades práticas no ambiente hospitalar em questão.

3. Metodologia

4.7 Referencial teórico

4.8 Campo e sujeito de estudo

Tal estudo de caso foi feito a partir de um estágio curricular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu HC-UNESP,especificamente na Enfermaria de Gastrocirurgia que possui hoje 28 leitos. Paciente esta do sexo feminino, 61 anos de idade, casada, mãe de seis filhos e que tem como profissão ser cozinheira. Ao longo de sua vida passou poralgumas cirurgias, anteriormente histerectomia e cirurgia bariátrica, recentemente hernioplastiaincisional, colecistectomia e dermolipectomia pós gastroplastia.
Com o não-verbal muitoaparente, a paciente demonstrava estar inquieta, incomodada com o ambiente hospitalar e com as dores devido à grande cicatriz cirúrgica.

4.9 Método e técnica

As autoras, com a cooperação da equipe de Enfermagem do hospital das clínicas HC-UNESP, aplicaram o processo de Enfermagem, auxiliaram os cuidados à paciente e fizeram a busca de dados e conteúdo para o presente estudo de caso,...
tracking img