Estudo caso sbt cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO: SBT: SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO.

SYRLEI APARECIDA LUIZ PREZOTTO

Análise e Resposta para estudo de Caso SBT- SISTEMA BRASILEIRA DE TELEVISÃO.

Introdução.
Sistema Brasileiro de Televisão - SBT
Em 1976, Sílvio Santos iniciou a operação do Canal 11 do Rio de Janeiro, denominada TVS, embrião do SBT. Através desse canal, cuja programação era baseada em filmes edesenhos, começou a realizar seu sonho. No pequeno estúdio do bairro de São Cristóvão, começaram a ser produzidos os primeiros programas da TV de Silvio Santos.
Silvio Santos foi em frente até obter uma concessão do governo federal e ser autorizado a assumir mais quatro emissoras remanescentes da rede Tupi: TV Tupi, TV Marajoara, TV Piratini e TV Continental. Em 19 de agosto de 1981 nascia o SistemaBrasileiro de Televisão, que entrou no ar imediatamente, inaugurando sua programação com a transmissão da assinatura de contrato entre Silvio Santos e o governo federal, representado pelo então presidente Ernesto Geisel e o Ministro das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira.
Obrigado por lei a preencher 12 horas de programação diária, o Sistema Brasileiro de Televisão começou a se apresentar aopúblico através de filmes e desenhos, um pouco de jornalismo e obviamente o Programa Silvio Santos. Logo vieram "Reapertura", "Moacyr Franco Show", "O Homem do sapato branco", " Povo na TV" e "Alegria". O SBT alcançou rapidamente uma posição de destaque em audiência, chegando a uma participação de 24% no seu primeiro ano de operação.
Entre 1983 e 1987, na fase definida como popular, foramapresentados os programas de Flávio Cavalcanti e Hebe Camargo, a série "Joana", com Regina Duarte, a minissérie internacional "Pássaros Feridos", estrelada pelo ator Richard Chamberlain e uma cuidadosa seleção de filmes de sucesso.
De 1988 a 1990 passou a buscar qualidade de audiência através da contratação de profissionais como Boris Casoy, Jô Soares e Carlos Alberto de Nóbrega. No final da décadade 80, o SBT entrou na quarta fase de sua existência, com as estréias dos programas "Aqui Agora", "Programa Livre", "Jô Onze e Meia", e a participação no jornalismo de nomes como Bóris Casoy, Alberto Tamer e Hermano Henning. Consolida-se a "A Praça é nossa", "Cinema em Casa" e o Núcleo de Dramaturgia, cujo maior sucesso foi a novela "Éramos Seis".
O SBT entrou nos anos 90 com 21% de participaçãoem audiência e um faturamento de quase 140 milhões de dólares. Terminava a fase do sacrifício. Surge então em 1995 o Complexo Anhanguera, grande passo para a concretização do Projeto SBT Ano 2000.
Ciente da necessidade de ações para melhorar sua capacidade competitiva (agilidade, redução de custos), decidiu centralizar as operações, reunindo no quilômetro 19 da Rodovia Anhanguera em um terrenode 231 mil metros quadrados, sendo 62 mil de área construída, o Complexo Anhanguera , que é a verdadeira "Cidade de Televisão". Através de um investimento de 120 milhões de dólares, o SBT dotou sua nova sede de toda infra-estrutura necessária para garantir a qualidade de produção: equipamentos de última geração, restaurante, lanchonete, agência bancária, loja de conveniência, barbearia,ambulatórios médico e odontológico, estacionamento e transporte interno. São 2.500 pessoas que circulam diariamente pelo Complexo Anhanguera.
Transmissões de eventos fazem sucesso: "Oscar",   campeonato mundial de Fórmula Indy, Copa do Brasil de futebol, jogos da seleção nacional e Copa do Mundo. O Campeonato Mercosul é transmitido com exclusividade pelo SBT. Um momento marcante foi a contratação doCarlos Massa para apresentar o seu "Programa do Ratinho.
Números:15 milhões de telespectadores de todas as faixas etárias e classes sociais assistem diariamente o SBT.20 horas de programação diária diversificada,participação de 20% em audiência, 15% do bolo publicitário do meio televisão.
Silvio Santos é um idolo popular,considerado um self-made-man, um herói do capitalismo, de camelô passou a...
tracking img