Estudo caso pratico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE 1:

ESTUDO DE CASO PRÁTICO

Olá turma!

Vamos analisar um caso prático? Começamos com a descrição do caso:

“A professora Ana e a professora Beatriz trabalham na escola municipal “PatríciaGalvão”. A escola Patrícia Galvão é uma escola de grande porte(mais de dez salas) e foi recentemente municipalizada, pois pertencia anteriormente ao sistema de ensino estadual. A PatríciaGalvão está situada em um bairro com uma população predominante da classe C (renda média familiar de R$ 1.062,00).

Ana e Beatriz trabalham na quarta série do ensino fundamental. Ana e Beatriz trabalham no mesmo espaço físico, pois Ana trabalha com uma turma do quinto ano (quarta série ) do Ensino Fundamental no turno da manhã e Beatriz trabalha com uma turma do quinto ano ( quarta série) do EnsinoFundamental no turno da tarde. Tanto na sala de Ana, quanto na sala de Beatriz, o número de alunos por sala é o mesmo, 35 alunos, pois a escola Patrícia Galvão se orgulha de seguir a determinação de diminuir a proporção professor/aluno, ou seja, o número de alunos por sala, para melhorar a qualidade do ensino. Tanto Ana quanto Beatriz utilizam a mesma tecnologia disponível na sala de aula, ou seja,ogiz e o quadro.

Ana e Beatriz seguem o mesmo plano curricular, com os mesmos conteúdos, pois pertencem ao mesmo sistema de ensino.Na última semana Ana e Beatriz trabalharam com o conteúdo curricular Língua Portuguesa, a formação do plural das palavras terminadas na consoante “m”.

Para trabalhar esse conteúdo, Ana expôs a regra da formação do plural no quadro. Ana explicou que a regra geralda formação do plural é acrescentar um “s” aos nomes terminados em vogal.Quando as palavras terminam em consoante se acrescenta “es”, porém as palavras terminadas em “m” fazem o plural com “ns”. Depois de expor a regra, Ana distribuiu uma folha fotocopiada com algumas palavras incompletas. Para se exercitarem na regra da formação do plural, os alunos deveriam completar as palavras com o pluralcorreto.

Quando terminaram o exercício, Ana recolheu as folhas. Pediu aos alunos que abrissem o livro didático na página que explica a regra da formação do plural. Com o livro aberto na página correta, Ana pediu a todos que fizessem uma leitura silenciosa da regra para reforçar a assimilação do conteúdo. Enquanto os alunos liam a regra silenciosamente para assimilar o conteúdo, Ana corrigiu oexercício depreenchimento das palavras plurais dos vários alunos. Ao término da correção,chegou a hora do recreio e Ana deu por finalizado este conteúdo.

Beatriz também trabalhou o mesmo conteúdo com a turma da tarde. Começou a aula perguntando aos alunos se conheciam a música Nuvem Passageira, de Hermes de Aquino. Cantarolou a canção, colocou a letra da música no quadro, pediu que lhe ajudassem acantar na medida em que ia escrevendo a poesia da música no quadro.

Os alunos se envolveram com a atividadede cantar e se interessaram pela letra, pela poesia da música. Com a letra no quadro, perguntou aos alunos se ao invés de cantar na primeira pessoa “ Eu sou nuvem passageira, Que com o vento se vai; Eu sou como um cristal bonito;Que se quebra quando cai", a turma cantasse na primeirapessoa do plural, ou seja, Nós somos etc. Os alunos fizeram várias tentativas, levantaram várias hipóteses sobre o plural das várias palavras dos versos da canção.

Beatriz foi anotando as várias suposições no quadro. Junto com os alunos, Beatriz, inventariou novas palavras terminadas em “m” e escreveu todas essas palavras no quadro. Junto com os alunos foi formando o plural dessas palavras partindodo oral para a escrita. Depois propôs aos alunos que observassem a forma plural das palavras escritas terminadas em “m” e se era possível encontrar algo em comum entre todas. Os alunos observaram as palavras e concluíram que as palavras terminadas em “m” foram o plural com “ns”.

Se Ana e Beatriz pertencem ao mesmo sistema de ensino e trabalham o mesmo conteúdo para a mesma faixa etária na...
tracking img