Estudo caso pratico

ATIVIDADE 1:

ESTUDO DE CASO PRÁTICO

Olá turma!

Vamos analisar um caso prático? Começamos com a descrição do caso:

“A professora Ana e a professora Beatriz trabalham na escola municipal“PatríciaGalvão”. A escola Patrícia Galvão é uma escola de grande porte(mais de dez salas) e foi recentemente municipalizada, pois pertencia anteriormente ao sistema de ensino estadual. A Patrícia Galvãoestá situada em um bairro com uma população predominante da classe C (renda média familiar de R$ 1.062,00).

Ana e Beatriz trabalham na quarta série do ensino fundamental. Ana e Beatriz trabalham nomesmo espaço físico, pois Ana trabalha com uma turma do quinto ano (quarta série ) do Ensino Fundamental no turno da manhã e Beatriz trabalha com uma turma do quinto ano ( quarta série) do EnsinoFundamental no turno da tarde. Tanto na sala de Ana, quanto na sala de Beatriz, o número de alunos por sala é o mesmo, 35 alunos, pois a escola Patrícia Galvão se orgulha de seguir a determinação dediminuir a proporção professor/aluno, ou seja, o número de alunos por sala, para melhorar a qualidade do ensino. Tanto Ana quanto Beatriz utilizam a mesma tecnologia disponível na sala de aula, ou seja,ogiz e o quadro.

Ana e Beatriz seguem o mesmo plano curricular, com os mesmos conteúdos, pois pertencem ao mesmo sistema de ensino.Na última semana Ana e Beatriz trabalharam com o conteúdocurricular Língua Portuguesa, a formação do plural das palavras terminadas na consoante “m”.

Para trabalhar esse conteúdo, Ana expôs a regra da formação do plural no quadro. Ana explicou que a regra geralda formação do plural é acrescentar um “s” aos nomes terminados em vogal.Quando as palavras terminam em consoante se acrescenta “es”, porém as palavras terminadas em “m” fazem o plural com “ns”. Depoisde expor a regra, Ana distribuiu uma folha fotocopiada com algumas palavras incompletas. Para se exercitarem na regra da formação do plural, os alunos deveriam completar as palavras com o plural...