ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA OBRA DO PERÍODO CONTEMPORÂNEO Quinta da Malagueira - Álvaro Siza

4044 palavras 17 páginas
BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA

ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA OBRA DO PERÍODO CONTEMPORÂNEO
Quinta da Malagueira - Álvaro Siza

JUNHO/2014

ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA OBRA DO PERÍODO CONTEMPORÂNEO
Quinta da Malagueira - Álvaro Siza

Esteziella C
JUNHO/2014

Sumário

RESUMO

O presente estudo traz problematizações acerca do conjunto habitacional da Malagueira que foi desenvolvido em uma comunidade suburbana na periferia de Évora, que foi implantada numa área de 27 hectares, apresentando construções de dois pavimentos, e alta densidade, totalizando 1200 habitações, construídas num período de 20 anos aproximadamente.

1. INTRODUÇÃO

O trabalho se destina à idealização de um estudo bibliográfico de uma obra da Arquitetura Contemporânea, estudo ao longo deste semestre na disciplina de Teoria e História da Arquitetura Contemporânea integrando com o Projeto Arquitetônico desenvolvido na disciplina de Projeto V, cuja tema é Habitação de Interesse Social. Sendo assim a obra escolhida pela equipe foi, Quinta da Malagueira, do Arquiteto Álvaro Siza.

1.1. TEMA

Estudo bibliográfico de uma obra da Arquitetura Contemporânea - Quinta da Malagueira, do Arquiteto Álvaro Siza.

1.2. PROBLEMÁTICA

Desenvolver um estudo bibliográfico da obra como objeto de estudo o projeto de habitação social, do arquiteto Álvaro Siza, nomeado Quinta da Malagueira, o projeto foi escolhido entre outros, por ter chamado atenção da nossa equipe, pois não fazia parte desse projeto a ideia de “habitação social”.

1.3. OBJETIVO GERAL

Formar melhores arquitetos para o mercado de trabalho, que consigam fazer análise critica dos pontos positivos e negativos de uma obra e elencar melhorias para a mesma.

1.4. JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa,

Relacionados