Estudo 2 dirigido morf ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Colegiado de Ciências Farmacêuticas
Disciplina de Morfologia II


Segundo Estudo Dirigido de Morfologia II

Alunos (as):


Professor: Braz José.
Data: 26/04/2012

Respostas:
Questão 01:
O coração, localizado no mediastino torácico (porção mediana do tórax), compreendida entre as cavidades pulmonares é um órgão muscularoco que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. O tecido muscular que forma o coração é o tecido muscular estriado cardíaco, e constitui camada média, o miocárdio. Este é revestido internamente por endotélio, o qual é contínuo com a camada íntima dos vasos que chegam ou saem do coração. Esta camada interna é o endocárdio. Externamente ao miocárdio, há uma serosa revestindo-o, denominadaepicárdio. A cavidade do coração é subdividida em quatro câmaras: duas à direita, o átrio e o ventrículo direitos e duas à esquerda, o átrio e o ventrículo esquerdo. O átrio direito se comunica com o ventrículo direito através do óstio atrioventricular direito, no qual existe um dispositivo direcionador do fluxo, a valva atrioventricular direita. O mesmo ocorre à esquerda, através do óstioatrioventricular esquerdo, cujo dispositivo direcionador de fluxo é a valva átrio ventricular esquerda. As cavidades direitas são separadas das esquerdas pelos septos interatrial e interventricular.
Ao átrio direito, através das veias cavas inferiores e superior chega o sangue venoso do corpo (com baixa pressão de O2 e alta pressão de CO2). Ele passa ao ventrículo direito através do óstioatrioventricular direito e deste vai ao tronco pulmonar e daí, através das artérias pulmonares direita e esquerda, dirige-se aos pulmões, onde ocorrerá a troca gasosa, com CO2 sendo liberado dos capilares pulmonares para o meio ambiente e com O2 sendo absorvido do meio ambiente para os capilares pulmonares. Estes capilares confluem e, progressivamente, se formam as veias pulmonares que levam sangue rico em O2para o átrio esquerdo. Deste, o sangue passa ao ventrículo esquerdo através do óstio atrioventricular esquerdo e daí vai para a artéria aorta, que inicia sua distribuição pelo corpo.

Questão 02:
O tecido muscular tem origem embrionária mesodérmica. O músculo do coração é constituído por células alongadas, ramificadas, apresentam estriações transversais, as fibras cardíacas possuem apenas umou dois núcleos centralmente localizado. As fibras cardíacas são circundadas por uma delicada bainha de tecido conjuntivo, equivalente ao endomísio do tecido esquelético, que contém abundante rede de capilares sanguíneos. Tecido rico em mitocôndrias. Uma característica exclusiva do músculo cardíaco é a presença de linhas transversais que aparecem em intervalos irregulares ao longo da célula. Estesdiscos intercalares são complexos juncionais encontrados na interface de células musculares adjacentes. Nos discos encontram-se 3 especializações juncionais principais:desmossomos, zônula de adesão e junções comunicantes.
No músculo cardíaco o sistema T e o reticulo sarcoplasmático não são bem organizados como no músculo esquelético. No coração tem uma rede de células musculares cardíacasmodificadas, acopladas às outras células musculares do órgão, que tem papel importante na geração e condução do estimulo cardíaco, de tal modo que as contrações dos átrios e ventrículos ocorrem em determinada seqüência, permitindo ao coração exercer com eficiência sua função de bombeamento do sangue.

Questão 03:
A circulação pulmonar se inicia no tronco da artéria pulmonar, seguindo pelosramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares, capilares pulmonares, vênulas pulmonares, veias pulmonares e deságua no átrio esquerdo do coração. Na sua primeira porção, transporta sangue venoso. Nos capilares pulmonares o sangue é saturado em oxigênio, transformando-se em sangue arterial. A circulação sistêmica inicia-se na aorta, seguindo pelos seus ramos arteriais e na seqüência pelas...
tracking img