estudi caso petrobras

569 palavras 3 páginas
Isabela Lourencini Assumpção
Respostas sobre estudo de caso - Ambiente organizacional da Petrobras - SOBRAL,Filipe - Adm.no contexto brasileiro

1°- Internos: Estado brasileiro, acionista, funcionários, diretoria da organização e membros do conselho. Externos: Sindipetro, consumidores de derivados de petróleo e gás, indústria, Bolsa de Valores de Nova York, fornecedores e Bovespa

2°-Sim, pois ele pode vetar propostas, impedir mudanças, mudar o quadro de diretores conforme os interesses políticos barrando o crescimento da empresa.

3°- Até 1995, a Petrobras mantinha o monopólio da prospecção, exploração e refino de petróleo no país, sem concorrentes, a empresa cresceu muito. Somente empresas estrangeiras, com quem a organização fazia negociações, poderiam ser suas concorrentes, e na verdade também faziam parte dos stakeholders.

4°- A Petrobras acredita em uma política de preços formulado com o governo brasileiro. Os valores cobrados de quem consume influenciam diretamente o crescimento econômico do pais e afetando a também a inflação brasileira.

5°- por que a partir de 2001 as ações da Petrobras começaram a ser negociadas na bolsa de valores ne NY, o que representou o crescimento da empresa em solo estrangeiro, e isso pode prejudicar a opinião pública sobre a empresa por que a visão que chega para o povo é que a Petrobras é uma empresa totalmente brasileira, e a ação de acionistas estrangeiros sucateiam a visão nacionalista.

6°- Sendo o petróleo a fonte de energia mais importante do mundo aquele que controla as reservas petrolíferas possui uma quantidade considerável de poder. Assim, qualquer crise política é capaz de provocar uma súbita mudança nos preços do petróleo como no acorrido no ano de 1973, onde, os países árabes produtores de petróleo usaram este poder em forma de chantagem, quando aumentaram o preço do barril para “atingir” aos EUA e a Israel.

7°- A Petrobras investia muito na Bolívia e com a nacionalização de Evo Morales este fato

Relacionados

  • Análise de peças publicitárias
    979 palavras | 4 páginas