Estuddo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Mentha arvensis L., subespécie haplocalyx Briquet, forma piperascens Malinvaud é conhecida também como hortelã pimenta, menta japonesa, hortelã, hortelã-doce, pimenta japonesa, vick, hortelã doBrasil (Brasil), menthe type japon (França), japonese peppermint (EUA), pfefferminze (Alemanha), menta (Itália). É uma planta aromática pertencente à família Labiatae e ao gênero botânico Mentha,originária do sul da China, comumente produtora de óleo essencial com alto teor de mentol cristalizável e alto valor econômico (MOTA & RODRIGUES, 2001; BRILHO, 1963b; SANTOS, 1965a; HERBOTECNIA, 2007; OKA &ROPERTO, 2007).
O gênero Mentha é originário da América do Norte, da Ásia e da Europa. De suas origens relativamente frias, a menta se disseminou pelo globo, sofrendo hibridações naturais, mutações evariações, dando oportunidade do surgimento de numerosas espécies,acabando assim por dificultar a correta identificação das inúmeras variedades e espécies, mesmo por especialistas (BRILHO, 1963c).Planta utilizada desde a antiguidade, pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e americanos, com sua origem confundida com os mitos. Ela aparece em todas as listas de ervas da antiguidade: naBíblia aparece como dízimo; os árabes regavam as mesas de banquete com menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidados (OKA & ROPERTO, 2007).
Aimportância industrial da hortelã pimenta reside no óleo essencial, extraído por destilação a vapor, em destiladores específicos. O mentol, de largo emprego na indústria alimentícia e farmacêutica, écristalizado com o resfriamento do óleo bruto. O subproduto do processo é o óleo desmentolado, também de larga faixa de aplicação nas indústrias de aromas.
É o teor de mentol (tanto no óleo bruto como nodesmentolado) que determina o valor do óleo essencial da menta brasileira. Segundo BRILHO (1963b) e ENGLER (1964), os óleos apresentam teor de mentol entre 62,5 a 88,9%, sendo a média de 70% a mais...
tracking img