Estudar pra concurso - enfermeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROVA - ESTUDAR PARA CONCURSO - ENFERMEIRO


Nome: ______________________________________________


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS



1. Um paciente internado na unidade de clínica médica é alimentado por meio de sonda nasogástrica. Durante a administração da dieta, o paciente apresenta episódio emético e começa a tossir. Qual a ação mais apropriada do(a) enfermeiro(a) neste momento?

a)Deixar o paciente confortável, com a cabeceira elevada.
b) Parar a dieta e desobstruir vias aéreas.
c) Iniciar ressuscitação cardiopulmonar.
d) Parar a dieta e retirar a sonda nasogástrica.


2. Um paciente da clínica médica tem hepatite B e está com hidratação venosa. Durante a refeição, o equipo de soro desconecta acidentalmente do dispositivo de punção e extravasa sanguesobre o criado-mudo. Qual a substância melhor indicada para a limpeza desta superfície?

a) Álcool.
b) Detergente enzimático.
c) Cloro orgânico.
d) Hipoclorito de sódio.

3. Na unidade de clínica médica está internado um paciente com diarréia por Clostridium difficile. Por tratar-se de doença contagiosa que exige medidas de controle, além da lavagem de mãos, queorientação o(a) enfermeiro(a) deve fornecer à equipe?

a) Manter o paciente em precauções para aerossóis.
b) Manter o paciente em precauções para gotículas.
c) Manter o paciente em precauções padrão e precauções de contato.
d) Manter o paciente em precauções de contato.

4. Um paciente da clínica médica tem os seguintes resultados no exame de sangue: hematócrito: 42%;hemoglobina: 14 g/dL e leucócitos: 1.000 céls/mm3. Qual dos seguintes objetivos é o mais importante para o paciente neste momento?

a) Promover equilíbrio eletrolítico.
b) Prevenir infecção.
c) Promover repouso.
d) Prevenir lesão corto-contusa.

5. Um jovem estudante de 22 anos é admitido no hospital com quadro agudo de Hepatite A. O plano de cuidados do(a) enfermeiro(a) seráfeito considerando-se o período de incubação e a forma de transmissão, que são respectivamente:

a) De 30 a 160 dias, e o vírus causador é excretado nas fezes.
b) De 15 a 50 dias, e o vírus causador é excretado nas fezes.
c) De 15 a 50 dias, e a transmissão se dá via parenteral.
d) De 30 a 160 dias, e a transmissão se dá através do sangue.

6. Na clínica médica, um pacienteestá internado com pneumotórax. A análise inicial da gasometria do sangue arterial mostrou os seguintes resultados: pH: 7.19; PaCO2: 63 mmHg e HCO3" : 22 mEq/L Foi então instalado dreno de tórax e administrado oxigênio a 4L/min através de cânula nasal. Uma hora após, colheu-se nova gasometria arterial com os seguintes resultados: pH: 7.28; PaCO2: 52 mmHg e HC03": 22 mEq/L. Estamudança no resultado da gasometria indica:

a) Alcalose respiratória.
b) Respiração ineficaz.
c) Melhora do padrão respiratório.
d) Necessidade de entubação.

7. Na clínica médica, um paciente em tratamento de pneumonia, está recebendo suplementação de oxigênio a 2L/min, através de cânula nasal. Ele tem história de doença coronária e de doença pulmonar obstrutiva crônica.Devido a este quadro, o(a) enfermeiro(a) deve monitorar o fluxo de oxigênio e o padrão respiratório do paciente. Qual complicação pode surgir se este paciente receber concentração elevada de oxigênio, superior a 5L/min?

a) Alcalose respiratória.
b) Dor de angina.
c) Hipoventilação.
d) Acidose metabólica.

8. Na sala operatória, no procedimento de broncoscopia, o pacienteapresenta uma resposta vasovagal durante a inserção do broncoscópio rígido. Qual sinal o(a) enfermeiro(a) espera encontrar?

a) Pupilas dilatadas.
b) Paciente com broncodilatação.
c) Queda da freqüência cardíaca.
d) Decréscimo da secreção gástrica.

9. O(A) enfermeiro(a) assiste a um paciente com insuficiência respiratória aguda. Ele deve focar a assistência na resolução de...
tracking img