Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Determinação da umidade pelo método speedy.

É colocada uma amostra de 12g do solo na câmara do aparelho Speedy.
Em seguida, introduzimos uma esfera de açoe uma ampola de carbureto de cálcio, sem deixar quebrar a ampola de carbureto de cálcio.
Fechamos o aparelho, agitamos repetidas vezes para quebrar a ampola, oque se verifica ter ocorrido pelo surgimento da pressãoRetiramos uma porção de 12g de amostra do solo para podermos realizar o teste de “Speedy”. Colocamosessa amostra dentro do “Speedy” juntamente com uma cápsula de carbureto e uma esfera de aço, tampamos o “Speedy” e agitamos vigorosamente por cerca de dez vezes,com movimentos de baixo para cima, agitamos novamente o aparelho, cerca de 1 minuto, mantendo a tampa para cima, após esse processo de agitar fizemos a leituramanômetro que demonstra o percentual de umidade do solo.

2.2.3 Métodos de ensaio determinação da umidade pela estufa aplicada em laboratório.
Oprocedimento adotado para determinação do teor de umidade é descrito pelo anexo da NBR 6457. Em laboratório pesamos o conjunto (cilindro e solo), totalizando 2.997,10 g.Colocamos o cilindro dentro de uma bandeja, retiramos o solo de dentro do cilindro. Em laboratório, foram separadas 100g de amostra de solo em 3 cápsulas, queforam previamente pesadas (tara), e então as cápsulas com as amostras foram pesadas (tara + solo + água) e colocadas na estufa por 1 dia a uma temperatura de 105a 110°C. Após esse período as cápsulas foram retiradas da estufa e novamente pesadas (tara + solo). Com esses dados calculou-se então o teor de umidade.
tracking img