Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Organização e reorganização das políticas de urbanização no Brasil: como pensar nas cidades do passado e nos tempos de hoje?

Introdução
Fazendo um panorama histórico podemos pensar no papel da cidade como sede administrativa política. A partir desta definição, como pensarmos no papel da cidade durante o período colonial brasileiro? Dentro deste sistema, a cidade era pensada como ponto decontrole do território no qual existia uma intermediação entre o colono e o governo da Metrópole portuguesa. Com o passar do tempo as cidades brasileiros foram se ampliando Na época como as políticas de urbanização como eram organizadas? Todos os projetos de planejamento urbano foram adotados pela metrópole portuguesa e implementados nas principais cidades coloniais brasileiras. Aproximando dosperíodos finais da colônia e inicio do império foi à vez dos discursos arquitetônicos e sanitaristas repercutirem na política urbana do Brasil. Foram através destes discursos, que novos projetos urbanísticos foram apresentados como a construção de novos edifícios e obras de saneamento básico.
Enquanto a atuação dos grupos sociais nas decisões das políticas urbanas do Brasil, nossa tradição históricasempre foi marcada pela forte centralização política nas mãos de um grupo social bem restrito. Esse fator favoreceu que estes pequenos grupos tomassem todas as decisões políticas urbanistas, de um lado apresentando novos projetos urbanos, de outro impedindo que outros grupos decidissem os planos políticos que poderia beneficiar a maioria da população.
. Aproximando da década de 1950 o Brasilviveu o processo de êxodo rural favorecendo para a desordem urbana. Essa desordem urbana favoreceu para a adoção de políticas públicas para as cidades como forma de criar política de financiamento capaz de estruturar a construção civil habitacional. Com a crise econômica dos anos 1980, houve uma queda nos investimentos públicos impedindo que estas políticas de urbanização fossem levadas adiante.Com a Constituição de 1988, houve uma ampliação nas decisões políticas permitindo que novos atores sociais entrassem em cena. Antes o que era conhecido como democracia representativa que estava restrita apenas a determinadas normas políticas, agora estamos vivendo a democracia participativa com a ampliação de conselhos políticos. Junto às mudanças adotadas na Constituição de 1988, o Brasil viveuo momento de avanços institucionais no Campo do Direito à Moradia e Direito à Cidade. Os movimentos sociais de luta por moradia além de profissionais (advogados, arquitetos, urbanistas, engenheiros, técnicos) organizou uma luta pela reforma urbana dentro dos artigos 182 e 183 da Constituição de 1988 que cita a Política Urbana. Este processo de mudança no cenário da participação democrática nopoder político, segundo Maria da Glória, foi resultado de dois fatores: experiência de participação política acumulada na herança anterior que foram construídas pelos movimentos sociais e pelas organizações de acessória, o segundo fator foi à vontade política para que um novo espaço público não-estatal, se instalassem: fóruns, conselhos, programas de orçamento participativo, bolsa-escola, etc.
Mesmocom a ampliação dos direitos civis, das decisões políticas, estas mudanças são cercadas por muitas polêmicas, além dos limites impostos e as barreiras que impedem que estas propostas avancem com força no Brasil. Veremos ao longo deste trabalho, fatores que impedem que estas mudanças sejam concretizadas. No primeiro tópico abordaremos a atuação do poder local nas decisões políticas,

A-A atuaçãodo poder público nas políticas de urbanização
No período colonial foram os donatários que se encarregaram das decisões políticas das Câmaras Municipais, estes grupos eram hereditários impedindo que os outros grupos sociais tivessem participação política. Nos primeiros anos da República brasileira, foram à vez das oligarquias rurais ocuparem o centro das decisões políticas, além de terem...
tracking img