Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fragmento de uma Teologia Cósmica
Fragmentação existencial

“Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?”
Gênesis 3:9
A onisciência e onipresença são sem dúvidas um dosatributos divino do Eterno. Mas a fatídica pergunta que Deus fez a Adão quando ele escondeu-se da Sua gloriosa presença, “Onde estás?” (Gênesis 3:9) parece uma contradição que viola o poder da onipresença.Mas será que Deus não sabia onde estava Adão? Sim, Ele sabia; a retórica pergunta não foi de uma perspectiva geográfica, e sim, existencial. Quando o homem pecou ele perdeu sua identidade e aconexão direta com o próprio Deus.
O homem é dotado de três dimensões: Bios, nuos e logos. A bios é a esfera física do homem; nuos a mente e inteligência analítica e o Logos¹ é a essência da vida, apartícula do próprio Deus soprado em nossas narinas o Ruach que foi traduzido da Bíblia como ” fôlego de vida”, que também é responsável por nos “conectar” ao Eterno.
Com a Grande Queda a esferaexistencial do homem fragmentou-se, a bios foi entregue a degradação da mortalidade como doenças e o lento definhar através tempo até morte iminente. O nuos desassociou do logos trazendo o colapso como perdade identidade e o alienamento de Deus trazendo o vazio existencial e muito das doenças psicossomáticas. Sendo que o homem só conhece a si mesmo quando há um relacionamento com o Eterno, a fonte desua origem. Quando nuos e o logos estão fundidos em um só o homem é completo existencialmente.
O único meio de o homem ser uma criatura integral novamente como era no inicio, é retornando para ocreador, morrendo para si deixar de viver orbitado em seu ego, arrependendo-se de seus pecados (já que o pecado é o abismo entre Creador e creatura) experimentando o fenômeno chamado methanous (meta álem +nous mente) ². Fenômeno esse experimentado e consumado na pessoa de Yeshua .

By Sanctus
Domingo 17/02/2013

¹ Na filosofia cósmica palavra grega para o nosso eu superior, razão intuitiva....
tracking img