Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de um filme

O filme escolhido para analisar os conceitos de Sigmund Freud foi o Cisne Negro. Para o melhor entendimento na analise, segue um pequeno resumo do filme.

Nina é bailarina deuma companhia de balé de Nova York. Sua vida, como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe, Erica, bailarina aposentada que incentiva a ambiçãoprofissional da filha.
O diretor artístico da companhia, Thomas Leroy, decide substituir a primeira bailarina, Beth MacIntyre, na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeiraescolha. Mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lily, que deixa Leroy impressionado. O Lago dos Cisnes requer uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne Branco com inocência e graça,quanto o Cisne Negro, que representa malícia e sensualidade. Nina se encaixa perfeitamente no papel do Cisne Branco, porém Lily é a própria personificação do Cisne Negro.
As duas desenvolvem uma amizadeconflituosa, repleta de rivalidade, e Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio, com uma inconsequência que ameaça destrui-la.

No decorrer do filme podemos ver perfeitamentealgumas das teorias de Sigmund Freud.
Nina para poder interpretar os dois Cisnes sofre uma transformação no decorrer do filme. Ela é um perfeito cisne branco, meia, imatura, com uma ligação muito fortecom a mãe e uma ligação infantil com o sexo. Mas para viver o Cisne Negro ela precisa se conectar diretamente aos seus instintos, a sua sensualidade, e ao seu lado obscuro.
Podemos ver essa ligaçãocom a teoria de Freud, O cisne negro é o id, a parte inconsciente e que só se interessa pela satisfação do prazer. O cisne branco é o superego, o discurso da mãe que ficou anexado à sua imagem. Nina nãopossui um ego e nem uma personalidade própria. O superego, construído pela mãe controladora, faz dela um ser sem vida, uma marionete, que responde as vontades maternas. Não existe nenhum desejo em...
tracking img