Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE TECNOLOGIA
ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA

DEPOIS DO MOVIMENTO MODERNO

JANEIRO l 2013
1- O QUE REPRESENTOU PARA A ARQUITETURA A EXPOSIÇÃO REALIZADA NO MOMA, SOB A CURADORIA DE RUSSELL HITCHCOCK E PHILIP JOHNSON EM 1932?
A maior expressão da expansão de uma ortodoxia formalista de âmbito internacional. Era composta por fotos e plantas de aproximadamente setenta obras europeias enorte-americanas que demonstravam a força do estilo moderno internacional. Nas mãos de Hitchcock e Johnson essas plantas deram a ideia do estilo, dos padrões de linguagem definidos, da concepção da história e progresso do estilo moderno.
A exposição pretendia estabelecer um cânon: uma determinada arquitetura cúbica, lisa, de fachadas brancas ou revestida de metal e vidro, com propostas funcionaise simples.

2- QUAIS AS TRÊS IDEIAS QUE NORTEARAM OS PRINCÍPIOS MODERNISTAS?
A primeira seria ter a arquitetura como volume, como jogo dinâmico de planos mais do que como massa; a segunda era o predomínio da regularidade na composição, substituindo a simetria axial acadêmica; por fim a terceira trazia o cânone da ausência de decoração, que surge da perfeição técnica e expressividade doedifício a partir do detalhe arquitetônico e construtivo.

3- QUAIS OS CATALISADORES PARA O SURGIMENTO DO ESTILO INTERNACIONAL?
A política cultural norte-americana, que a partir dos anos 30 tentará controlar o mundo da produção cultural e artística. A comunicação entre a Europa e a América do Norte, que importava as contribuições europeias, mas enfatizando seus aspectos formais e diluindo suascaracterísticas mais revolucionárias, por outro lado, exportando novas correntes artísticas genuinamente norte-americanas.

4- PORQUE MONTANER DISCORDA DE ESTILO E DEFENDE A IDEIA DE MÉTODO? EXEMPLIFIQUE.
Porque ao entender por Movimento Moderno a corrente internacional que parte das vanguardas europeias, ele trata de separar as vanguardas no recorte temporal de 1919 a 1930, e o MovimentoModerno a extensão e produção dessas propostas a partir do final dos anos 20. A premissa dele para método internacional é a de que o Movimento Moderno não é identificável somente como estilo internacional e sim a expressão de um método que tentou estabelecer novas e mais claras relações entre os conteúdos e as formas. O Estilo Internacional está para uma arquitetura elaborada a partir de propostasracionalistas.

5- QUAIS AS OBRAS DE REFERÊNCIA DA ARQUITETURA DA 3ª. GERAÇÃO?
A Capela Ronchamp de Le Corbusier, A Ópera de Sidnei de Jorn Utcon, as obras de Eero Saarinen seriam possivelmente os manifestos mais chamativos para a evolução formal da terceira geração. O caráter escultórico mostra a mudança formal dos edifícios, buscando sempre o tratamento mais expressivo da edificação.

6-QUAL A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA DO LESTE EUROPEU E DA AMÉRICA LATINA?
A arquitetura da América Latina, em especial a brasileira foi uma arquitetura que mesmo sob influência, sempre buscou um caminho próprio, com uma visão da arquitetura moderna exuberante, monumental, de alarde estrutural e integradora das artes. Se distinguindo da europeia por uma vontade de caracterização de cada edifício,pela expressão dos traços distintivos de cada programa mediante o uso imaginativo do repertório moderno e pela relação com a paisagem.
A arquitetura dos países do Leste Europeu é caracterizada pelas mudanças para industrialização e o funcionalismo com aplicação estrita dos critérios racionalistas de planejamento, com uso abrangente da pré-fabricação, esquecendo, porém, das suas tradiçõesvanguardistas. Assim eles têm uma experiência com produção em série na criação de uma arquitetura de habitação, e os edifícios públicos sempre manifestando o uso de materiais modernos e tecnologia.

7- QUAIS OS MOMENTOS DO CIAM? E O QUE ELES REPRESENTARAM PARA A ARQUITETURA MODERNA?
Kenneth Frampton separa em três momentos a existência dos dez CIAM. O primeiro corresponde aos três primeiros...
tracking img