Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE SÃO PAULO
São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio deJaneiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste. É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 209,426 km², o que equivale a 2,91% da superfície do Brasil. Suacapital é o município de São Paulo e seu atual governador é Geraldo Alckmin.
Por ser o estado com o maior PIB do país, São Paulo é conhecido como "locomotiva do Brasil". Além do maior poderio econômicodo país, o estado possui bons índices sociais, tais como o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano, o segundo maior PIB per capita, a segunda menor taxa de mortalidade infantil e a quartamenor taxa de analfabetismo entre as unidades federativas do Brasil.
Com mais de quarenta e um milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade política maispopulosa da América do Sul, sendo superada apenas pelo próprio país e pela Colômbia, à frente de todos os outros países sul-americanos. Sua população é a mais diversificada do Brasil e descendeprincipalmente de portugueses, que descobriram o Brasil e instalaram as primeiras vilas no Brasil exatamente no estado de São Paulo, e de italianos, que começaram a emigrar para o Brasil no fim do século XIX;também descende de ameríndios, africanos além de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses.
São Paulo é a principal economia do país pois é de longe o estadomais populoso, com mais de um quinto da população brasileira. Concentra a maior parte das indústrias, dos serviços e da agropecuária nacional, e possui uma das maiores rendas per capita do país. SãoPaulo recebeu a maior parte dos imigrantes do Brasil em números totais, as excessões podem ser os poloneses e os alemães. A mentalidade paulista em parte é "democrática, pró-social e pró-esquerda", mas...
tracking img