Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA: O caso dos Exploradores de cavernas. Lon L. Fuller.

Ementa.
O caso ocorre no ano de 4300, com cinco membros de uma organização de exploradores de cavernas, que ficam presos após umdeslizamento ocorrido. Para sobreviverem tiram a sorte nos dados sendo o perdedor morto e servido de alimento para os demais.
Após saírem da caverna, estes são condenados pelo Tribunal do Condadoa pena de morte, acusados por crime de homicídio doloso.

Essa decisão condenatória exposta pelo Juiz Truepenny:
Condenação baseada nas Doutrinas do Realismo Jurídico. Pois levaram emaltíssimo vigor a seguinte Lei: “Todo aquele que intencionalmente prive a outrem a vida será punido com a morte.”.
Inconformados, expondo razões relevantíssimas, recorreram ao Superior Tribunal de Newgarth.Teses e Argumentações dos outros Juízes.


Voto Juiz Foster: Absolve. Faz uma análise totalmente jusnaturalista, alegando que estes estavam em estado natural, considerando o assassinatocom legítima defesa, portanto seriam imunes as leis positivas.
Voto Juiz Tatting: No Liquet. Após debater as argumentações de Foster, sendo contra o fato dos sobreviventes estarem em seu estadonatural. Retirou-se do caso por dúvidas legais.
Voto Juiz Keen: Condena. Alegando aplicar a lei e não suas concepções morais. Tendo como base o Direito Positivo. Também desfere críticas aFoster.
Voto Juiz Handy: Absolve. Este sugeriu que o tribunal levasse em conta a opinião pública. Com sua análise ligada ao Direito Livre.

Conclusão do caso: ocorre o empate, confirmando assim adecisão condenatório do Tribunal do Condato, com a sentença de pena de morte.

Voto Fabiane A. Basílio: Absolve. Seguindo as concepções do Juiz Handy, concordo com o pensamento de que “os homenssão governados não por palavras sobre um papel ou por teorias abstratas, mas por outros homens”. Levaria sim em consideração a opinião pública, tanto é que foram condenados apenas por dois juízes....
tracking img