Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Característica da Lírica Grega
A Literatura Grega foi a primeira a surgir na Europa, sendo adotada pelos romanos e grandes escritores da Antiguidade e deles herdamos toda tradição literária no mundo ocidental.
Primeiramente relembrando o que é gênero literário, que é a forma como os conteúdos se organizam de acordo com as características de estrutura. A primeira divisão foi feita porAristóteles (que escreveu sobre os gêneros na arte poética: Épico, Dramático e Lírico.
Agora explicando de forma especifica, iremos falar sobre o Gênero Lírico.
O gênero lírico recebeu este nome na Grécia Antiga por ser acompanhada pela Lira (instrumento de corda). Apresentando a predominância do “Eu” lírico – personagem usado no poema que pode ser em verso ou prosa para expressar seus sentimentos íntimos.Os vários tipos de poesia lírica grega surgiram no período arcaico entre os poetas do mar Egeo e da Jonia no litoral da Anatólia.
Para falarmos em poesia lírica na Grécia temos que pensar em música , em poesia cantada. A poesia lírica abrange poemas contados por indivíduos ou acompanhados por lira, ou flauta que eram chamados Mélicos. Da junção do poema épico com o acompanhamento pela liranasceu a poesia lírica. Forma-se então a Ode, Elegia, epitáfios, as canções , as baladas e posteriormente o soneto Madrigal.
Bruno Snell, no terceiro capitulo de seu livro “A Descoberta do Espírito” (1946), foi o pioneiro em estudos sobre a Lírica Grega no séc. XX. Snell defendeu que a lírica grega, com seu uso constante na primeira pessoa do singular, representou um capitulo fundamental nahistória do que se chamou “descoberta do espírito” na Grécia antiga. Após a idade épica, com sua concepção na vida humana, sendo governada por cadeias inescapáveis de causa e efeito, na idade da lírica as pessoas começaram a perceber a individualidade. É por isso que os poetas líricos dizem “Eu” tão frequentemente e é isso que torna a poesia lírica tão diferente da épica.
Embora o livro de Snell tenhaexercido, e ainda exerça, uma enorme influência sobre os estudos clássicos, sua interpretação a respeito da lírica é hoje alvo de sérios ataques. A medida em que a questão da performance foi ganhando fôlego entre os estudiosos da arte e da linguagem, ela alcançou também o estudo da lírica grega. Um dos pioneiros nesta mudança de perspectiva foi o italiano Bruno Gentili, Segundo Gentili, existe umtraço que é comum à toda poesia grega, a saber, que ela não era feita para ser apreciada através da leitura solitária, mas sim para ser executada, seja por um só cantor ou por um coro, com o acompanhamento dos instrumentos de cordas adequados e, às vezes, até mesmo de movimentos de dança. Trata-se, portanto, de uma poesia que dificilmente pode ser aproximada da poesia moderna, dita ‘pura’, com aqual estamos hoje mais acostumados. Era assim também na poesia lírica.
Arquíloco foi o primeiro poeta grego a usar a Elegia (poesia triste, melancólica, composta como musica para funerais, ou lamento de morte.). Sólon, Pindaro, Anacreonte, Simônides e Alceu já foram citados, também Alcmane, Stesicoro, Ibico, Bacchilide e Corinna, em destaque Safo de Lesbos que é o tema do trabalho.

Safo, vida eobra.
O que tem de mais certo que sabemos sobre a biografia dessa poetisa, a única no período arcaico grego (800 – 480 a.C) cuja obra atravessou os séculos e chegou até nós. Safo foi exilada na cidade de Pirra, sob a acusação de participar de uma conjuração contra o ditador Pítaco, e esteve também na Sicília em 604 - 596, exilada por razões políticas ou simplesmente por ter se casado.
Safo,nascida em Mitilene na ilha de Lesbos na Grécia em cerca de 630 a.C, foi uma poeta renomada (tanto que dois séculos após sua morte Platão a chamou de “décima musa”). Embora o que se conheça sobre sua vida e obra venha em fragmentos registrados por outras pessoas, tudo indica que Safo provinha de uma família rica e se casara cedo com Cercilas. Com ele teve uma filha, a qual chamou de Cleis, como...
tracking img