Estudante

Páginas: 5 (1247 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
Projeto Patrulha Rural Comunitária
1. OBJETO DO PROJETO
- Desenvolver ações de policiamento comunitário, priorizando a presença mais efetiva e prolongada de serviços policiais, junto às comunidades rural, através da implantação do projeto denominado "Patrulha Rural Comunitária".
- Aumentar à sensação de segurança nas comunidades rurais da área de ação do Comando Regional de Polícia Ostensivado Planalto - 3° RPMon; através da presença mais efetiva da Brigada Militar, em dias e horários pré-fixados ou não.
- Atender aos frequentes pleitos formulados por lideranças das comunidades rurais para que aumente a frequência do policiamento ostensivo, além de rápida resposta em casos que haja a necessidade da presença da polícia militar.
- Instrumentalizar os órgãos policiais comequipamentos que possibilitem racionalizar o emprego de recursos humanos, e potencializar ações de polícia Comunitária, calcadas DO PROJETO no binômio dinâmica/mobilidade
- Aquisição de viatura adaptada e demais equipamentos para a execução do Projeto
2. JUSTIFICATIVAS
A Secretaria de Estado da Justiça e da Segurança tem como um dos seus propósitos centrais a implementação de ações de policiamentocomunitário, buscando aproximar, cada vez mais, os órgãos policiais dos cidadãos, pela oferta de serviços que possam agregar facilidades e benefícios, diretamente a comunidade.
Ainda, dentro dessa linha, busca, também, integrar ações e iniciativas de vários entes ou órgãos públicos, pertencentes ou não a estrutura policial, com o propósito de somar esforços e racionalizar o emprego dosrecursos públicos em prol da construção da cidadania.
O presente projeto está fundamentado sobre dois vetares, quais sejam: policiamento comunitário e instrumental.
A ação de policiamento comunitário se caracteriza pela motivação e pelo método de funcionamento.
A ideia de “Patrulha Rural Comunitária" deriva, inicialmente, da Patrulha Rural do 3ºRPMon que hoje realiza opatrulhamento na zona rural do município de Paso Fundo, além de apoiar os pequenos municípios da região.
É importante ressaltar que a atual Patrulha Rural utiliza de parcos equipamentos para realizar um patrulhamento efetivo e eficaz para a comunidade a que serve..
Nesse sentido, a “Patrulha Rural Comunitária", além de atender o interesse manifestado pelas comunidades ruraisdo município, de contar com a presença mais efetiva da polícia ostensiva, tem o condão de cobrir uma área maior do município com ações da Brigada Militar, apoiando as patrulhas que trabalham na área urbana.
Outro ponto fundamental do projeto está assentado sobre a interinstitucional, representada pela possibilidade do " Patrulha Rural Comunitária” funcionar como um apoio a outros órgãosespecialmente aqueles que realizam apoio ou fiscalização na área rural, como EMATER, Secretarias Estadual e Municipal de Agricultura.
Nesse sentido, esta cooperação funcionará como um fator de facilitação, aliando outros serviços, além do patrulhamento-geral, facilitará a execução dos demais PROJETOS DO PRONASCI, como o Policiamento Comunitário de Aproximação.
De outra parte, aPatrulha Rural Comunitária, permitirá que o Estado-Administração, especialmente através dos seus órgãos de segurança pública, possa penetrar no coração dessas comunidades e oferecer uma gama de serviços e beneficias, diretamente a essas pessoas. Igualmente, a mobilidade permitida pelo projeto, possibilitará, ainda que se possa alcançar uma excelente relação custo-benefício, ou seja, com os mesmosrecursos humanos e materiais se poderá atender várias comunidades rurais, multiplicando os efeitos da aplicação desses recursos.
Em suma, o projeto em referência contribui para ratificar a imagem de que a Brigada Militar se constitui numa organização governamental prestadora de serviços, cujo um dos seus principais propósitos é o de contribuir para a consolidação da cidadania, mediante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • Estudante
  • estudante
  • Estudante
  • estudante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!