Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS CORNÉLIO PROCÓPIO
DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA ELÉTRICA



Maquinas elétricas com corrente alternada e continua




Trabalho apresentadoà disciplina de Metodologia
da Pesquisa do curso de Engenharia Elétrica da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná –
Campus Cornélio Procópio, como registro parcial
para obtenção de conhecimentoespecifico sobre
o tema:

Máquinas elétricas com corrente alternada e
continua.



Projeto de pesquisa

1-Tema: Maquinas elétricas com corrente alternada e continua.

2-Titulo:Sistema de fontes para acionamento para maquinas elétricas

3-Objetivos:

3.1-Objetivo Geral:
Demonstrar diferentes tipos de acionamentos levando em conta o fator custo beneficio para cada sistema de fonte tanto em maquinas de corrente continua, como em maquinas de corrente alternada.

3.2-Objetivos Específicos:
Acionamento de maquinas elétricas de corrente continua com fonte de tensãotransformada de alternada para continua.
Acionamento de maquinas elétricas de corrente alternada com fonte de tensão alternada no sistema triangulo.
Acionamento de maquinas elétricas de corrente alternada com fonte de tensão alternada no sistema estrela.
Acionamento de maquinas elétricas de corrente alternada com fonte de tensão alternada no sistema triangulo estrela.4-Justificativa:

A vários tipos de aplicabilidade e necessidade na indústria e empresas, e é de suma importância se ter um vasto conhecimento sobre todos os tipos de acionamento de maquinas elétricas para poder identificar onde os fatores de custo e de beneficio serão proporcionados de forma em a empresa ou indústria possa obter maior sucesso nestas escolhas.
Sabemos que há tipos deacionamentos mais modernos controlados por parâmetros que se ajustam a cada projeto realizado para maquinas elétricas.
Com esse projeto de pesquisa serão utilizados os métodos mais tradicionais para acionamentos de maquinas elétricas muito utilizados devido ao alto custo de dos aparelhos modernos e onde as instalações elétricas já se baseiam em sistemas tradicionais.

5-Referencial Teórico

A correnteelétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial. Esta diferença de potencial chama-se tensão. A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência.
As máquinas com corrente alternada tradicionais classificam-se em duas categorias: síncronas e de indução. Nas máquinassíncronas, as correntes do enrolamento do rotor são fornecidas através de contatos rotativos fixados diretamente na parte estacionária do motor. Nas máquinas de indução, as correntes são induzidas nos enrolamentos do rotor por meio da combinação da variação, no tempo, de correntes no estator e do movimento do rotor em relação ao estator.
Máquinas Síncronas pode ser obtida discutindo a tensãoinduzida na armadura do gerador síncrono CA de pólos salientes. Com raras exceções, o enrolamento de armadura de uma máquina síncrona localiza-se no estator, e o enrolamento de campo, no rotor. O enrolamento de campo é excitado por uma corrente contínua que é levada até ele por meio de escovas estacionárias de carvão que fazem contato com anéis coletores ou anéis deslizantes girantes. Usualmente,...
tracking img