Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Piaget

Trabalho
De
Redaçao

Profª: Fabiana
Alunos: Antomar e Yuri

Resumo do livro Olga

Olga Benario Prestes nasceu em Munique (Alemanha), no dia 12 de fevereiro de 1908.Filha de Leo Benario e Eugénie Gutmann Benario cresceu numa família judia típica de classe média da Baviera. Seu pai, um advogado respeitado na cidade, era filiado ao Partido Social Democrata Alemão.Liberal de ideias avançadas, ele dedicava-se à defesa de causas trabalhistas dos operários de Munique, violentamente atingidos pela crise que devastava a Alemanha nos anos que se seguiram à PrimeiraGuerra Mundial. 

Aos 15 anos, Olga já possuía uma sólida base cultural, pois gostava muito de ler. Na biblioteca do pai, fazia contato com os grandes escritores e poetas alemães. Começou atrabalhar numa livraria. Ao mesmo tempo, pelos problemas sociais que abalavam a Alemanha nos anos 20, aproximou-se da Juventude Comunista, organização política em que passaria a ser militarativamente. Nesse período, conheceu o jovem dirigente comunista Otto Braun. Com a ajuda dele, passou a estudar as obras dos clássicos do marxismo, consolidando suas convicções revolucionárias. Aos 16 anos, apaixonada por Otto, Olga sai da casa paterna e, junto com o companheiro, viaja a Berlim, onde ambos, militando na Juventude Comunista, desenvolvem intensa atividade política no bairrooperário de Neukölln. Ela se torna então uma militante revolucionária, decidida a dedicar sua vida à luta por uma sociedade mais justa e igualitária. O modelo, para os comunistas da época, era a UniãoSoviética, único país em que a revolução proletária fora vitoriosa e aonde a construção do socialismo vinha alcançando inegáveis êxitos. 

Onze anos depois, Olga conhece o líderrevolucionário gaúcho Luiz Carlos Prestes. Nasce uma das maiores histórias de amor já vistas. No Brasil, grávida, Olga é entregue aos nazistas pelo governo brasileiro (Getúlio Vargas). Teve a filha Anita...
tracking img